[weglot_switcher]

Das fraldas à universidade. Conheça os países onde as famílias gastam mais com os filhos

Desde o momento que nascem até à idade adulta, os gastos com os filhos ocupam uma fatia considerável do rendimento familiar. Em média, 13% do orçamento das famílias vai para as crianças.
23 Fevereiro 2017, 11h29

Quem tem filhos sabe que representam inevitavelmente custos acrescidos ao orçamento familiar, desde o momento que nascem até à idade adulta.

Logo à nascença são as fraldas e o leite, o berço e carrinho, as roupas, os biberons e os brinquedos. À medida que a criança cresce vêm as mensalidades do infantário, as atividades extracurriculares, as festas de aniversário, as explicações, as visitas de estudo, os campos de férias. Além disso, algumas das contas a nível doméstico disparam: eletricidade, água, gás e as compras de supermercado.

De acordo com o último relatório da OCDE, “Society at a Glance” as famílias gastam em média 13% do orçamento familiar com os filhos. No entanto, se há países, como a Coreia do Sul, em que as famílias não se têm de preocupar com os gastos com os filhos, pois os benefícios estatais cobrem quase todos os custos, há outros como o Reino Unido em que grande parte do orçamento familiar vai para os cuidados com as crianças. Portugal aparece juntamente com a Áustria, a Grécia e a Hungria entre os países em que os casais gastam menos com os filhos (5%).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.