[weglot_switcher]

DB Schenker testa uso de exoesqueletos nos colaboradores de armazém

Segundo um comunicado da DB Schenker, “a implementação dos robôs de suporte nos armazéns reduziria o esforço muscular exigido pelo movimento de elevação e rotação de cargas”.
4 Setembro 2019, 07h35

A empresa de logística DB Schenker está a estudar o uso de exoesqueletos para melhorar a ergonomia dos seus colaboradores de armazém, tendo anunciado que concluiu com sucesso um projeto deste tipo de dispositivos tecnológicos na Alemanha.

Segundo um comunicado da DB Schenker, “a implementação dos robôs de suporte nos armazéns reduziria o esforço muscular exigido pelo movimento de elevação e rotação de cargas”.

A DB Schenker, empresa que opera na gestão e logística da cadeia de abastecimento, “concluiu com sucesso na Alemanha um projeto teste do uso de exoesqueletos, em diferentes centros de trabalho, implementado com o objetivo de libertar os colaboradores dos seus armazéns de tarefas que exigem um grande esforço físico”, avança o referido comunicado.

“Também conhecidos como esqueletos externos ou robôs de suporte, estes dispositivos tecnológicos são estruturas de suporte eletromecânicas que são transportadas com o corpo e que estão desenhadas para apoiar os colaboradores durante os movimentos de elevação e rotação de cargas. A sua fisionomia protege as vértebras lombares e os músculos das costas, prevenindo a tensão nestas partes do corpo que, frequentemente, são a causa de doenças e da incapacidade para trabalhar”, assegura a empresa de logística.

De acordo com a DB Schenker, “a abordagem inicial do projeto foi realizada em torno da seleção de pedidos e da sequência de embalagens com um máximo de 15 quilogramas: os colaboradores equipados com um exoesqueleto retiraram as embalagens das prateleiras de armazenamento e colocaram-nas em paletes, enquanto que o exoesqueleto apoiava as sequências de movimento, facilitando assim as suas funções”.

“Mesmo em armazéns altamente automatizados, os colaboradores continuam a ser indispensáveis para muitas atividades. Atualmente, embora as operações gerais de elevação sejam realizadas por máquinas como empilhadoras ou robôs, a extração é ainda demasiado complexa. Um exoesqueleto combina o poder da máquina com a competência motora humana, proporcionando a solução perfeita”, garante a DB Schenker.

Thomas Schulz, CHRO da Schenker AG, afirmou que “para a DB Schenker, os seus colaboradores são o ativo mais importante e valioso”.

“Por esta razão, estamos realmente satisfeitos por poder anunciar que estamos a dar passos importantes para melhorar as suas condições de trabalho e, sobretudo, contribuir para que sejam mais saudáveis. Tal aproxima-nos do nosso objetivo estratégico de ser a empresa eleita para proporcionar serviços logísticos inovadores e líderes no setor”, prometeu este responsável.

Como parte do programa de verão de graduados da Universidade de Dortmund, na Alemanha, a DB Schenker levou a Colónia 20 estudantes de várias faculdades e proporcionou-lhes a oportunidade de participar no teste dos exoesqueletos no terminal de um conhecido fabricante de automóveis.

A esse propósito, Gerald Mueller, chefe de Gestão de Processos e Eficiência da Schenker Deutschland AG, disse que “a conversa e troca de ideias realizadas entre os estudantes de doutoramento e os colaboradores da DB Schenker após o teste foi muito positiva e, uma vez mais, confirmou que o uso de tecnologia de ponta pode melhorar as condições e a saúde dos colaboradores.

“Nos próximos meses, analisaremos os resultados do estudo em profundidade e verificaremos se os exoesqueletos serão definitivamente incluídos na área de otimização de processos da DB Schenker”, garantiu este responsável.

O comunicado da empresa sublinha que “a DB Schenker aposta fortemente na digitalização e no uso da tecnologia de ponta para obter uma logística mais eficiente e adaptada à evolução da indústria”.

“Desta forma, destaca-se entre os seus produtos o ‘Connect4Land’, uma plataforma que permite aos seus clientes avaliar, solicitar e seguir envios ‘online’. Por sua vez, outros dispositivos inteligentes como a ‘ProGlove’ (uma luva de digitalização de código de barras para produtos em armazém), são uma verdadeira revolução para o setor. A empresa está fortemente comprometida com I&D&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), que considera um pilar fundamental da sua atividade”, conclui o referido comunicado.

A DB Schenker é um dos maiores fornecedores de logística global, com mais de 72 mil colaboradores em cerca de dois mil locais em todo o mundo, reclamando a liderança no transporte terrestre europeu.

Conta com mais de 2.200 mil TEU (medida-padrão equivalente a a contentores com 20 pés de comprimento) de volume exportado por frete marítimo e faz aproximadamente 1.200 voos ‘charter’ por ano nas principais linhas aéreas, ligando os centros em todos os continentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.