DBRS mantém ‘ranking’ da RA Madeira em ‘BB (alto)’. Açores recebem ‘BBB (baixo)’

A agência de notação financeira divulgou a avaliação que faz dos títulos de dívida das regiões autónomas, depois de atribuir o rating ‘A (baixo)’ à dívida portuguesa.

A agência de notação financeira DBRS optou por manter avaliação os títulos de dívida da Região Autónoma da Madeira com o ranking de ‘BB (alto)’, ao passo que a Região Autónoma dos Açores recebeu ‘BBB (baixo)’. As atribuições foram feitas dias depois de Portugal receber ‘A (baixo)’ referente à dívida portuguesa.

No caso da Madeira, a agência destaca que se mantém a tendência positiva, que se prende com um reequilíbrio do desempenho fiscal. O “desempenho orçamental” melhorou em 2022 e prova disso é  crescimento estimado de 12% nas receitas operacionais, que resulta particularmente do sector do turismo na região.

A DBRS lembra a exposição da dívida direta que caiu de 75% para 43% entre 2019 e 2022. Ainda assim, um aumento acentuado das taxas de juro, a acontecer, deverá perturbar seriamente estas contas, dado o elevado endividamento da região madeirense.

Relativamente aos Açores, a agência refere a vontade do governo regional de consolidar as finanças públicas, de forma a melhorar o desempenho operacional da região autónoma, assim como a subida do endividamento no triénio entre 2020 e 2022. Por outro lado, sublinha-se a performance da hotelaria no último ano, que conduziu a um aumento das receitas fiscais.

 

Notícia atualizada Às 17h40

Relacionadas

DBRS mantém inalterado ‘rating’ da dívida portuguesa em ‘A (baixo)’

Depois da melhoria em 2022, motivada sobretudo pela recuperação acima do esperado do turismo, a DBRS manteve inalterada a avaliação dos títulos de dívida nacionais esta sexta-feira, tal como as perspetivas de curto-prazo.
Recomendadas

Grupo Pestana planta 50 mil sobreiros com objetivo de reflorestar Herdade da Pereira

A plantação de sobreiros é para dar resposta aos incêndios ocorridos em Silves e Monchique em 2018 e integra-se também nos objetivos do Grupo Pestana de “promover as boas práticas ambientais e sociais que valorizam a gestão ambiental e promovem a educação para a sustentabilidade, através do seu programa Planet Guest”.

Projeto de promoção do ensino da língua alemã envolve quatro escolas da Madeira

O projeto envolve também quatro escolas no Açores e 36 no território continental.

Anturio aumenta salários em 7,5% e sobe dias de férias

O dias de férias aumentam de 22 para 25 dias. A Anturio vai também aumentar os dias em teletrabalho, e ter prémios para a criatividade e atração de novos talentos e prémios monetários trimestrais, de acordo com os objetivos traçados no início do ano.
Comentários