DBRS sobe ‘rating’ de longo prazo do Santander Totta

A agência de notação financeira canadiana informou hoje que esta decisão surge depois da confirmação do ‘rating’ da casa-mãe, o espanhol Santander, em ‘A’.

A DBRS melhorou hoje o ‘rating’ de longo prazo do Santander Totta, de ‘BBB’ (high) para ‘A’ (low), mantendo a perspetiva da nota em estável.

A agência de notação financeira canadiana informou hoje que esta decisão surge depois da confirmação do ‘rating’ da casa-mãe, o espanhol Santander, em ‘A’.

A DBRS justifica a subida do ‘rating’ do Santander Totta com “o apoio forte e previsível” ao banco pela instituição-mãe, sublinhando que as notas do Santander Totta “em geral vão movimentar-se em linha com os ‘ratings’ da dívida de longo prazo do Santander”.

Além disso, a agência de ‘rating’ considera que, com a compra do Banco Popular Portugal, o Santander vai “melhorar ainda mais a sua posição” e “solidificar a sua posição no segundo banco em Portugal”.

A DBRS espera que, se for necessário, o apoio da casa-mãe seja dado “atempadamente” ao Santander Totta, uma vez que “as consequências reputacionais para o Santander de qualquer falha de apoio percecionada seriam substanciais”.

Recomendadas

Bankinter alia-se à gestora Edmond de Rothschild para lançar um fundo que investe no metaverso

O Bankinter torna-se o primeiro banco em Portugal a lançar um fundo de investimento centrado na indústria que desenvolverá o metaverso.

PremiumMontepio suspende projeto para retirar 700 milhões de malparado

Chama-se “Projeto Douro” e pretendia retirar do balanço do banco entre 600 a 700 milhões de imóveis e crédito malparado a grandes empresas. Mas o processo está parado e sem data de retoma.

Laginha de Sousa defende a tributação do carbono para alinhar os incentivos privados com os objetivos sociais

Numa intervenção nas ESG Talks, o ainda administrador do Banco de Portugal e futuro presidente da CMVM, Luís Laginha de Sousa, citou um estudo recente da consultora McKinsey, que constata que mais de 90% das empresas do S&P 500 publicam atualmente algum tipo de relatório sobre sustentabilidade ESG. 
Comentários