[weglot_switcher]

“De cada vez que a ministra da Justiça fala, temos mais uma falsidade”, acusa Rui Rio sobre nomeação de procurador

O presidente do PSD considera que Francisca Van Dunem “todos os dias vai enfraquecendo o Governo de que faz parte, que, pelos vistos, considera tudo isto enquadrável no seu padrão de normalidade”.
4 Janeiro 2021, 16h33

O presidente do Partido Social Democrata (PSD) voltou a usar a usar as redes sociais para comentar a atuação da ministra da Justiça na nomeação de José Guerra como procurador europeu. Esta segunda-feira, apontou que a cada vez que Francisca Van Dunem “fala temos mais uma falsidade”.

“De cada vez que a ministra da Justiça fala temos mais uma falsidade sobre este dossier paradigmático. Todos os dias vai enfraquecendo o Governo de que faz parte, que, pelos vistos, considera tudo isto enquadrável no seu padrão de normalidade”, escreveu Rui Rio no Twitter.

O comentário do líder do PSD surgiu na sequencia de uma outra publicação, a de Miguel Poiares Maduro onde referiu que a ministra da Justiça justificou “recusar divulgar a carta enviada para o Conselho por depender da autorização deste. Isto é falso. Os Estados são livres de divulgar os documentos que enviam. Só têm de consultar o Conselho em relação a documentos que emanam do Conselho”.

Noutra circunstância, Rui Rio tinha partilhado, a 2 de janeiro, no twitter que “pelos vistos, o empenho do Governo socialista em defender o procurador José Guerra é maior do que o da própria Ministra em defender a sua dignidade no exercício do cargo. Dá muito que pensar”.

A 31 de dezembro, o social democrata sublinhou, no Twitter que “infelizmente, cada vez mais parece ser verdade o que foi noticiado, ou seja, que a Ministra da Justiça mentiu sobre o curriculum do procurador que queria nomear, contrariando a classificação do júri internacional. Estamos efetivamente perante um caso de extrema gravidade”.

No mesmo dia, o PSD pediu uma audição urgente no parlamento com a ministra da Justiça para esclarecer notícias que referem que o Governo terá dado informações falsas para justificar a escolha de José Guerra como procurador europeu, segundo a agência Lusa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.