[weglot_switcher]

De quem é a Primagest, que contratou Orlando Figueira?

Ministério Público acredita que empresa que contratou Orlando Figueira é da Sonangol. Advogados do ‘testa de ferro’ de Manuel Vicente apontam para o BPA.
13 Abril 2018, 09h15

“Follow the money”. O Ministério Público parece ter adotado esta máxima, popularizada pelo filme “Os Homens do Presidente” (1976) na Operação Fizz, acusando o ex-vice presidente de Angola e antigo presidente da Sonangol, Manuel Vicente,  de subornar o procurador português Orlando Teixeira. Mas esta máxima está agora a ser utilizada para contestar a acusação, com as defesas dos arguidos a colocarem em causa a propriedade da Primagest, a empresa angolana que contratou o ex-procurador, em 2014.

Segundo o Ministério Público, a Primagest pertence ao universo empresarial da Sonangol, tendo celebrado um contrato de trabalho fictício com Orlando Figueira, em contrapartida de este ter arquivado processos que visavam Manuel Vicente. Já a defesa de Armindo Pires, considerado “testa de ferro” de Manuel Vicente e também arguido no processo, argumenta que a Primagest está ligada ao Banco Privado Atlântico (BPA), liderado por Carlos Silva.

Artigo publicado na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.