[weglot_switcher]

DECO aconselha famílias a discutir gestão financeira

As dicas devem ser discutidas em família, com troca de conselhos e chegar até mesmo à conclusão de como multiplicar o dinheiro como um objetivo e desafio.
16 Junho 2020, 17h58

O tema dinheiro nem sempre é abordado pelas famílias, mas é de extrema importância fazer reconhecer o seu valor e debatê-lo, criando objetivos e metas para que haja uma boa gestão financeira.

A DECO vem relembrar aos consumidores que, apesar do popular ditado português “o dinheiro não traz felicidade”, este muito contribui para garantir uma melhor qualidade de vida das famílias.

A gestão financeira não é fácil e quando se trata de vários membros envolventes é ainda mais complicado. As famílias são importantes agentes económicos, são elas que levam rendimentos para casa e adotam decisões financeiras.

Em Portugal, existem quatro milhões de famílias, muitas delas apresentam dificuldades monetárias e poucas competências de literacia financeira.

A DECO quer ajudar as famílias portuguesas, pelo que desenvolve diversas ações de informação sobre este tema, tanto para os mais pequenos como também para os mais graúdos.

O recurso à elaboração do orçamento mensal contribui de forma eficiente para uma melhor gestão financeira. É necessário que todos os elementos tenham consciência dos ganhos e gastos mensais e como economizar.

As dicas devem ser discutidas em família, com troca de conselhos e chegar até mesmo à conclusão de como multiplicar o dinheiro como um objetivo e desafio.

É preciso estar bem consciente por todos os elementos que o dinheiro não cai do céu, é um recurso escasso que requer de trabalho, esforço e tempo para adquiri-lo. Se nem todos os elementos da família têm presente esta situação alguns problemas podem acontecer e o esforço só de um não ser o suficiente.

A realidade é que ainda muitas famílias não têm o hábito de falar sobre dinheiro. Se esta situação se reverter será muito mais fácil da administrar o dinheiro e gerir com mais sabedoria.

A DECO presta aconselhamento e orientação económica de forma acessível e direcionada a todos os consumidores.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.