PremiumDeco alerta para dificuldades das famílias na literacia financeira

Os dados da Deco indicam que as famílias que pedem ajuda à associação possuem em média cinco créditos, e que as taxas de esforço na Madeira ultrapassam os 70%.

A coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da DECO, Natália Nunes, constata aquilo que a experiência do quotidiano lhe transmite: as competências de literacia financeira estão muito aquém do desejado. A associação de defesa do consumidor, nos seus dados referentes a setembro, alerta que na Madeira existe uma média de cinco créditos e que, nesse mês, foram registados 28 pedidos de intervenção das famílias, sendo que o desemprego foi a causa de rutura financeira do orçamento em 33% das situações, e 20% foi devido à deterioração das condições laborais.

“As pessoas continuam a não fazer o seu orçamento familiar e, em bom rigor, é o melhor instrumento que têm para gerir o dinheiro, sendo que este é um instrumento associado à literacia financeira. Chegámos à conclusão que o orçamento é um exercício mental. Em vez de se pegar numa folha e de contabilizar as receitas e despesas, fazem-se contas de cabeça”, alerta Natália Nunes.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 6 de dezembro.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/poupanca-das-familias/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”335″ slug=”poupanca-das-familias” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/poupanca-das-familias/thumbnail?version=1572545845818&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Recomendadas

El Corte Inglés contrata mais de 500 colaboradores para o Natal

“Para além deste período de Natal, há ainda possibilidade de permanecerem em contratos futuros, tal como tem acontecido em anos anteriores”, garante a empresa.

Google Pay: o que é e como funciona?

Descubra como funciona o Google Pay e fique a par de todas as vantagens e desvantagens deste método de pagamento cada vez mais usado em todo o mundo.

Cursos online: vantagens, dicas para escolher e as opções mais populares

Os cursos online são uma das melhores formas de atualizar as suas competências. Descubra as opções mais populares e saiba como escolher.
Comentários