[weglot_switcher]

DECO alerta para substâncias perigosas nos calendários de Natal do El Corte Inglés

A DECO desaconselha o consumo deste tipo de produtos e indica que vai denunciar a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
30 Novembro 2017, 19h07

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) está a alertar os consumidores para a presença de substâncias potencialmente perigosas nos calendários de Natal vendidos nos supermercados. A DECO desaconselha o consumo deste tipo de produtos e indica que vai denunciar a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Um estudo da DECO realizado no início do mês de novembro, em conjunto com as congéneres Test-Achats (Bélgica), Altroconsumo (Itália) e OCU (Espanha), identificou a presença de hidrocarbonetos de óleos minerais no chocolate de calendários do advento. Estas são substâncias consideradas potencialmente cancerígenas e tendem a acumular-se em vários órgãos, podendo provocar outro tipo de doenças.

A DECO examinou cinco marcas de calendários do advento disponíveis nas principais cadeias de supermercado da região de Lisboa: El Corte Inglés, Favorina (Lidl), Ferbar, Jacquot e Pingo Doce.

A associação de defesa do consumidor conclui que o calendário do advento El Corte Inglés contém hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais e, por precaução, não aconselha o consumo deste chocolate. Além disso, foram encontradas pequenas quantidades de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais nos restantes calendários analisados.

A Europen Food Safety Authority (EFSA, Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) explica que “os hidrocarbonetos de óleos minerais são moléculas que derivam de processos de refinação do petróleo, carvão, gás natural ou biomassa” e sublinha que, no caso dos hidrocarbonetos saturados de óleos minerais, “é atualmente impossível determinar os efeitos para a saúde da sua acumulação”.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.