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Deco lança campanha em defesa dos lesados da Volkswagen

A iniciativa “Quero Justiça” pretende dar a conhecer a verdade no ‘Dieselgate’ e compensar os consumidores europeus. Os países envolvidos na campanha criticam “a leveza” com que os líderes do continente têm atuado perante o assunto.
3 Abril 2017, 11h10

O escândalo dos Volkswagen parece não estar esquecido, pelo menos, para a Associação de Defesa do Consumidor (Deco Proteste), que lança esta segunda-feira uma campanha a apelar às marcas envolvidas que revelem os valores reais das emissões dos seus carros. A iniciativa “Quero Justiça” pretende dar a conhecer a verdade no ‘Dieselgate’ e compensar os consumidores europeus.

Os países envolvidos na campanha, como a Itália (Altroconsumo), a Bélgica (Test Achat) e a Espanha (OCU), criticam “a leveza” com que os líderes do continente têm atuado perante o assunto e reforçam a ideia de que apenas no nosso continente é que a situação ainda não foi resolvida. Recorde-se que, nos Estados Unidos, as autoridades locais não aceitaram o mero pedido de desculpas dos responsáveis da Volkswagen e garantiram que a resolução do escândalo iria custar à empreas alemã 14,7 milhões de dólares.

“A leveza com que a Europa está a tratar o problema da fraude da Volkswagen, em contraposição com as multas e compensações a que a marca está a ser obrigada a pagar noutros continentes, levou ao lançamento desta ação, exigindo justiça e verdade”, argumenta a Deco.

Em comunicado, a associação explica que a nova campanha exige a implementação de medidas concretas para punir as marcas que manipulam os testes de emissões poluentes e que “quer evitar que as ações fraudulentas do fabricante alemão caiam no esquecimento e que seja dado um tratamento igual a todos os consumidores afetados, independentemente do seu país”.

A Volkswagen, que tem 12 marcas, reconheceu ter participado numa “conspiração” para enganar os clientes e as autoridades norte-americanas, bem como ter feito “obstrução à justiça” ao destruir documentos para dissimular as suas ações. No final de 2015, a Volkswagen constatou ter equipado 11 milhões das suas viaturas no mundo, das quais 600 mil nos Estados Unidos, com um programa informático que reduzia o nível real das emissões de gases nocivos.

 

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