[weglot_switcher]

Deco promove campanha para alertar municípios para a adaptação às alterações climáticas

A DECO analisou as medidas para enfrentar as alterações climáticas em 308 municípios, concluindo que destes, 55 não têm qualquer plano de adaptação. Entre as autarquias que têm plano, 172 aderiram a planos intermunicipais, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas.
15 Março 2022, 07h45

A Deco está a promover a campanha “Alterações Climáticas: o seu município está preparado?” como forma de celebrar o dia mundial dos direitos do consumidor e alertar para as alterações climáticas.

As mudanças não respeitam apenas ao ato simples de comprar bens ou contratar serviços. O planeta está a mudar! As alterações climáticas já não são um argumento cinematográfico, são uma verdade. Uma realidade que demonstra que ainda temos um caminho lento a percorrer para preparar, envolver e proteger os cidadãos face às alterações climáticas! Sentimos que os consumidores estão a ser esquecidos neste processo.

Assim, no dia mundial dos direitos dos consumidores, lançamos a campanha “o que pode o seu município fazer por si?”, onde queremos recolher problemas que os cidadãos vivem no seu município como consequência da atual transição climática. A DECO dará voz a cada um desses problemas junto da autarquia, exigindo respostas e soluções.

A DECO defende a necessidade de todos os municípios disporem de soluções locais para responder às alterações climáticas sobretudo nas áreas da mobilidade, habitação, gestão de resíduos, eficiência hídrica e alimentação.

Analisámos as medidas dos 308 municípios para enfrentar as alterações climáticas, concluindo que 55 não têm qualquer plano de adaptação. Entre as autarquias que têm plano, 172 aderiram a planos intermunicipais, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas.

Verificámos também a transparência da informação prestada aos consumidores através dos sites, tendo concluído que 93% dos sites dos municípios não informam sobre que medidas estão a ser implementadas no concelho. 83% não têm também esclarecimentos sobre as vulnerabilidades climáticas do município, os impactos já

No dia dos direitos dos consumidores junte-se à campanha “Alterações climáticas: o seu município está preparado?” e avalie o seu município. 

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.