[weglot_switcher]

Defesa de Salgado recorre para Supremo dos oito anos de cadeia

Defesa de ex-banqueiro vai recorrer da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, que agravou pena se prisão do ex-banqueiro de seis para oito anos no processo resultante da Operação Marquês.
26 Maio 2023, 13h30

Ricardo Salgado vai recorrer junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do acórdão da Relação que agravou a pena a que já tinha sido condenado de seis para oito anos de prisão efetiva e recusou o pedido para uma nova perícia. Ao ex-banqueiro foi também recusada a junção de um novo relatório médico que revela um agravamento do seu estado mental. O antigo presidente do BES foi acusado, no ano passado, de três crimes de abuso de confiança, por se ter apropriado de 10 milhões de euros do Grupo Espírito Santo no âmbito de um processo que resultou da Operação Marquês.

“A defesa do Dr. Ricardo Salgado confirma que vai recorrer da pena única de prisão para o Supremo Tribunal de Justiça”, avançou ao Jornal Económico o advogado Adriano Squilacce, explicando que como a parte da pena única não resulta de uma confirmação e é superior a cinco anos é passível de recurso para o STJ. Já as penas parcelares de quatro anos para cada um dos três crimes dos quais Salgado é acusado, não são passíveis de recurso junto do Supremo, porque são inferiores a cinco anos, podendo apenas o recurso ser apresentado no Tribunal Constitucional. A defesa de ex-banqueiro tem agora 30 a dias após a notificação da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) para apresentar este recurso, admitindo também levar o Estado ao tribunal europeu após aumento da pena de prisão.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.