[weglot_switcher]

Défice externo agrava-se para 447 milhões de euros

Aumento das importações e dos dividendos pagos ao exterior penalizaram o saldo da balança corrente e de capital até maio, revela o Banco de Portugal.
19 Julho 2017, 17h22

O Banco de Portugal (BdP) revelou hoje que, nos primeiros cinco meses do ano, o conjunto das balanças correntes e de capital apresentou um défice de 447 milhões de euros, ultrapassando em 110 milhões de euros o défice analisado no período homólogo em 2016.

Segundo o comunicado do banco central, o excedente da balança de serviços “foi insuficiente para compensar o aumento do défice da balança de bens”, devido ao incremento das importações.

A exportação de bens e serviços registou um crescimento de 13,4%, mas as importações aumentaram a um ritmo superior, de 15,7%, o que agravou o saldo externo.

Na balança de serviços, o banco central destaca que a rubrica “Viagens e turismo” aumentou 607 milhões de euros, fixando-se em 3.070 milhões de euros.

Já os dividendos pagos ao exterior influenciaram o défice da balança de rendimento primário até maio, que aumentou 186 milhões de euros, situando-se em 2.299 milhões de euros.

Também a balança de rendimento secundário viu o seu valor aumentar em 409 milhões de euros, como consequência da variação das transferências correntes recebidas e da diminuição da contribuição financeira paga à União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.