Défice público diminui para 4% do PIB na zona euro no terceiro trimestre

No trimestre em análise, Portugal verificou um défice orçamental de 1%.

O défice público diminuiu na zona euro para 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e na União Europeia para 3,7% no terceiro trimestre, segundo dados avançados pelo Eurostat esta sexta-feira. De acordo com a organização, verificaram-se “diminuições significativas nos défices em relação ao segundo trimestre de 2021, mas os défices permaneceram num patamar elevado face ao período pré-pandemia”.

“O rácio entre o défice e o PIB diminuiu devido a aumentos na receita total, reduções nas despesas totais, bem como a um PIB maior quando em comparação com o segundo trimestre de 2021″, explica o organismo de estatística da União Europeia. Ainda assim, as receitas e as despesas totais continuaram a ser influenciadas pelas respostas políticas à pandemia.

No trimestre em análise, Portugal verificou um défice orçamental de 1%. Em termos não ajustados, Portugal teve um excedente orçamental de 3,5%.

No terceiro trimestre, as receitas totais da zona euro ascenderam a 47% do PIB, um ligeiro aumento face aos 46,8% observados no trimestre anterior. Assim, a receita total cresceu para 53 mil milhões de euros. Na União Europeia foi de 46,5% do PIB.

Por sua vez, a despesa pública na zona euro fixou-se em 51% do PIB (que compara com os 53,2% no trimestre anterior), enquanto na União Europeia foi de 50,2%, diminuindo ligeiramente face aos 52,3% no segundo trimestre. As despesas da zona euro diminuíram 14 mil milhões de euros em comparação com os três meses anteriores.

Recomendadas

Espanha destina mais nove mil milhões até final do ano para responder a subida de preços

O governo espanhol aprovou este sábado um novo plano para responder ao impacto da guerra na Ucrânia na economia e ao aumento dos preços, no valor de nove mil milhões de euros até ao final do ano.

GNR garante segurança do Fórum do BCE com cerca de 140 militares por dia

Um total de aproximadamente 140 militares por dia, com a utilização de diferentes meios da Guarda Nacional Republicana (GNR), vai garantir a segurança do Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra entre domingo e a próxima quinta-feira.

Preço do leite fecha vacarias e distribuição tem que “acordar”, aponta associação

O preço do leite à produção e a subida dos custos está a levar as vacarias a encerrar, podendo haver escassez deste produto, alertou a Aprolep, vincando que, quando a distribuição “acordar”, poderá já ser tarde.
Comentários