[weglot_switcher]

Delícias veganas no centro histórico de Cascais

O Tanah oferece um menu leve, com pratos diferentes e marcados por sabores intensos, proporcionado pela mistura de molhos e temperos criativos, para agradar aos paladares veganos mas também surpreender os carnívoros. 
16 Novembro 2021, 12h25

Com uma gastronomia leve e divertida, o Tanah, nome que significa terra em indonésio, tornou-se uma referência em comida vegana na região de Cascais, trazendo o conceito inspirado na street food vegan, que ganha força em países como Alemanha, Holanda e Estados Unidos.

O restaurante oferece um menu leve, com pratos diferentes e marcados por sabores intensos, proporcionado pela mistura de molhos e temperos criativos, para agradar aos paladares veganos mas também surpreender os carnívoros.  Para cumprir esta missão com maestria, o Tanah propõe delícias 100% veganas desenvolvidas por Beatriz Esteves, preparados com ingredientes frescos, de qualidade e sem fritura, para preservar as propriedades de cada alimento.

Um dos principais diferenciais do restaurante é a habilidade em substituir a carne animal pela vegetal sem comprometer o sabor das receitas. Por lá, estão disponíveis almôndegas e kaftas vegetais, além de um surpreendente hambúrguer de cogumelos com alto valor proteico, feito com um blend de cogumelos e muito shitake. Estes produtos estão disponíveis também numa linha de congelados vendida em lojas e mercados, que conta agora com a certificação biológica, combinando as melhores práticas ambientais e a preservação dos recursos naturais.

Aliás, a nova linha de hambúrgueres servidos em pães veganos são um capítulo à parte, sempre acompanhados por chips de batata doce ou salada verde com molho de agave e balsâmico cuidadosamente preparado na casa. Bons exemplos são o recém-lançado Double Mush, um suculento sanduíche com dois hambúrgueres de shitake, duas fatias vegan, green mayo de ervas frescas, alface e tomate; o Mush Burguer leva um mix de cogumelos, molho cremoso tipo cheddar à base de castanha de caju e cenoura e cebola caramelizada cuidadosamente no shoyu e o Grão Burguer, com hambúrguer de grão de bico e cenoura, bolo do caco de cebola roxa, fatia vegan, alface e maionese verde. Há ainda uma opção para quem não dispensa um  bom hot dog,  no Tanah ele leva salsicha de tofu, green mayo e cebola crispy.

Destaque ainda para a Coxinha de Jaca, que já ganhou fama pela sua casquinha crocante e seu incrível recheio cremoso de jaca.  Entre as novidades há que sublinhar também o  Chilli Vegan, uma deliciosa versão do clássico mexicano, aqui feito à base de feijão, milho, proteína de soja, pimento vermelho e um tempero suave de mix de pimentas. Para os amantes da salada, a dica é a Bali, com arroz integral, amendoim crocante, brócolos, pimentos, cenoura e um molho artesanal repleto de referências orientais à base de sésamo e shoyu.  Para adoçar os paladares, a sugestão é o fofo brownie de cacau.

Tudo isto num ambiente despojado e alegre, que mistura uma pegada industrial com um clima contemporâneo e leva a assinatura do arquiteto Diego Gutierrez, também sócio da casa, que harmonizou a decoração com a proposta gastronómica.

Fica na Travessa do Poço Novo, 10, em Cascais. Tel.:  938 840 631.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.