Demissão de Renzi coloca em dúvida recapitalização do Monte dei Paschi

A sobrevivência do banco mais antigo do mundo pode estar em dúvida depois da vitória do ‘Não’ no referendo constitucional.

REUTERS/Max Rossi

Conselheiros do Monte dei Paschi, JP Morgan e Mediobanca vão reunir-se esta segunda-feira para decidir o plano de recapitalização de cinco mil milhões de euros do banco mais antigo do mundo, noticia o Financial Times, citando fontes próximas do processo.

Os bancos que estão a gerir a operação de recapitalização deverão decidir se mantêm a intenção de prosseguir comcom o que estava a ser elaborado ou se deixam cair a operação devido às condições de mercado adversas.

Uma fonte de mercado, citada pelo FT, revela que se estas instituições decidirem abandonar o plano de recapitalização, o Governo deverá avançar com um resgate financeiro.

As acções do banco desvalorizam 1,28% para os 19,25 euros.

Recomendadas

PremiumMontepio suspende projeto para retirar 700 milhões de malparado

Chama-se “Projeto Douro” e pretendia retirar do balanço do banco entre 600 a 700 milhões de imóveis e crédito malparado a grandes empresas. Mas o processo está parado e sem data de retoma.

Laginha de Sousa defende a tributação do carbono para alinhar os incentivos privados com os objetivos sociais

Numa intervenção nas ESG Talks, o ainda administrador do Banco de Portugal e futuro presidente da CMVM, Luís Laginha de Sousa, citou um estudo recente da consultora McKinsey, que constata que mais de 90% das empresas do S&P 500 publicam atualmente algum tipo de relatório sobre sustentabilidade ESG. 

Fundação Santander lança mil bolsas para curso de negócios digitais

A Fundação Santander lançou mil bolsas que dão acesso ao curso Digital Business Development do Técnico+ Formação Avançada, unidade de pós-graduação do Instituto Superior Técnico.
Comentários