[weglot_switcher]

Demitiu-se Manuel Couto, líder do SIRESP

O general Manuel Couto abandonará o cargo no final de abril, depois de ter apresentado a sua demissão a Eduardo Cabrita em março. Apesar das razões pessoais invocadas, o DN fala de preocupações com o termo do contrato do SIRESP no final de junho, em plena época de incêndios.
15 Abril 2021, 15h41

Manuel Couto, líder do SIRESP, apresentou a sua demissão do cargo, reporta o Diário de Notícias. Segundo o jornal, o general invocou razões pessoais para esta saída, que deve ser efetiva no final do corrente mês de abril.

Apesar de justificar a saída com motivos do foro pessoal, a notícia do DN menciona as preocupações do general com o contrato do SIRESP, que expira no final de junho, em pleno verão e época de incêndios no país. Manuel Couto havia logo manifestado a sua apreensão com esta situação aquando da chegada ao cargo, no ano passado, e já em março deste ano.

Foi também em março que o general fez chegar a sua carta de demissão ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Manuel Couto conta com um currículo preenchido, no qual se incluem as funções de presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil ou de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, cargo que ocupou antes de assumir a liderança do SIRESP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.