[weglot_switcher]

Denis Mukwege e Nadia Murad vencem Prémio Nobel da Paz

O anúncio da atribuição do prestigiado prémio ao médico e à ativista foi feito esta manhã de sexta-feira: “Nadia é uma das cerca de 3.000 raparigas e mulheres yazidis que foram vítimas de violação e de outros abusos do exército do Estado Islâmico”. “Denis condenou repetidamente a impunidade pela violação em massa e criticou o governo congolês”.
5 Outubro 2018, 10h02

O médico Denis Mukwege e a ativista Nadia Murad venceram o Prémio Nobel da Paz de 2018. O comité norueguês do Nobel distinguiu estas duas personalidades pelo seu trabalho em pôr fim à violência sexual “como arma de guerra e conflito armado”.

O anúncio da atribuição do prestigiado prémio foi feito esta manhã de sexta-feira, 5 de outubro. Segundo o corpo de responsáveis pela escolha dos galardoados, Denis Mukwege tem um princípio básico de vida: “A justiça é um assunto de todos”. O comité considera o cirurgião e presidente da Panzi Foundation um “símbolo importante e unificador, tanto nacional como internacionalmente”.

Denis Mukwege condenou repetidamente a impunidade pela violação em massa e criticou o governo congolês e outros países por não fazerem o suficiente para impedir o uso da violência sexual contra as mulheres como estratégia e arma de guerra.

A iraquiana Nadia Murad Basee Taha, ativista pelos direitos humanos yazidi, é considerada pelos porta-vozes do Nobel uma testemunha de abusos contra si e contra os outros. “Demonstrou uma coragem incomum ao relatar os seus próprios sofrimentos e  aofalar em nome de outras vítimas”, refere, sobre a primeira Embaixadora da Boa Vontade para a Dignidade dos Sobreviventes de Tráfico Humano da Organização das Nações Unidas.

Nadia Murad é uma das cerca de 3.000 raparigas e mulheres yazidis que foram vítimas de violação e de outros abusos do exército do Estado Islâmico. Os abusos foram sistemáticos e fizeram parte de uma estratégia militar. Serviram como uma arma na luta contra os yazidis e outras minorias religiosas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/premio-nobel-da-paz-os-maiores-equivocos-ou-controversias-da-lista-de-vencedores-360816

Notícia atualizada às 10h26

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.