[weglot_switcher]

Depois da “vergonha” Trump-Biden, vem aí o debate vice-presidencial

Os candidatos à vice-presidência encontram-se em Salt Lake City, Utah, num debate que, apesar de historicamente não ser considerado relevante, se reveste de importância na eleição de 2020.
7 Outubro 2020, 07h45

Depois daquele que foi apelidado como “o pior debate da História”, opondo o presidente Donald Trump ao candidato democrata Joe Biden, esta semana é a vez dos candidatos a vice-presidente debaterem as suas visões para o futuro dos EUA.

Em foco estarão dois perfis muito diferentes. De um lado, Kamala Harris, advogada, senadora democrata pela Califórnia, 55 anos, conhecida pela sua postura e retórica agressiva. Do outro, Mike Pence, o vice-presidente no cargo, um homem de 61 anos profundamente religioso vindo do Indiana.

Numa eleição da qual resultará o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, a importância do vice-presidente cresce. Tipicamente, as principais responsabilidades deste cargo são presidir ao Senado, no qual desempata votações, e substituir o presidente caso este fique incapaz de desempenhar as suas funções. E, com uma pandemia que já atingiu o atual presidente, esta questão não é de todo de se ignorar.

Outra das características habitualmente comuns aos vice-presidentes é a sua aspiração presidencial. Tanto do lado republicano, com Mike Pence, como do democrata, com Kamala Harris, a vice-presidência pode ser vista como uma etapa preliminar de uma futura candidatura ao lugar principal da Casa Branca.

Aliás, a senadora Harris vem de uma campanha nas primárias democratas que a opôs a Joe Biden, algo que gerou alguma desconfiança pelas acesas discussões e até algumas acusações feitas de parte a parte. Esta maior proximidade com o púlpito e com o ambiente de debate pode dar uma ligeira vantagem à senadora, já que Mike Pence vem de quatro anos com pouca exposição mediática ou debates políticos.

Ainda assim, uma das características mais notórias do vice-presidente é a sua calma e ponderação no discurso, que raramente deixam que seja apanhado em gaffes ou declarações polémicas.

O debate de quarta-feira, que em Portugal se realiza nas primeiras horas da madrugada de quinta-feira (às duas da manhã, mais concretamente), promete assim ser um confronto de ideias radicalmente distintas, mas também uma oportunidade para os candidatos em segundo lugar de cada lado do boletim de voto se distanciem do seu parceiro, projetando uma imagem própria que poderá ser a base de futuras campanhas.

A eleição presidencial norte-americana realiza-se a 3 de novembro. Do lado democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden e a senadora Kamala Harris candidatam-se a derrotarem o atual presidente e o seu vice, os republicanos Donald Trump e Mike Pence.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.