[weglot_switcher]

Depois de Ronaldo e Messi, quem é a próxima geração de futebolistas?

A sucessão da geração de Cristiano Ronaldo e Messi está aberta para aspirantes como Neymar, Gareth Bale, Lewandowski, Pogba ou Antoine Griezmann, todos bem posicionados para alcançar a coroa.
  • REUTERS/Jean-Paul Pelissier
15 Maio 2017, 07h50

O francês Antoine Griezmann, 26 anos e avançado do Atlético de Madrid está a converter-se num dos jogadores com mais visibilidade no seu país de origem.

Depois de ter sido nomeado para a Bola de Ouro e para Melhor jogador do mundo pela FIFA, o francês confirma a sua posição como uma das grandes estrelas da bola.

No entanto, o seu valor comercial ainda está longe dos dois gigantes, Cristiano e Messi.

“Griezmann tem uma combinação de características dentro e fora do campo, que o definem como uma escolha distintiva para as marcas. A sua aparência inocente e seu bom registo disciplinar permite que se enquadre no mesmo registo do que Beckham. No entanto, a sua imagem ainda não está a ser comercializada de forma tão agressiva como a de CR7 ou o próprio Beckham”, explica Simon Chadwick, especialista na indústria do futebol da Universidade de Salford em Manchester, ao Expansion.

A Huawei foi a última marca a escolher o gaulês como embaixador da empresa em França. Esta aliança juntou-se aos acordos que já tem com a Puma, Head & Shoulders, Gillette, Beats, Sport 2000, EA Sports, Xbox e L’Oreal.

Embora Griezmann seja um dos dez jogadores com maior avaliação no mercado futebolístico (80 milhões de euros de acordo com Transfermarkt), ainda está longe de entrar no mesmo campeonato em que Cristiano e Messi competem, em termos publicitários.

No ranking France Football desta temporada Antoine Griezmann não está no top de uma lista encabeçada por Cristiano e Messi. A estrela do Real ganhou 87,5 milhões de euros, dos quais cerca de 42 são provenientes de contratos com a Nike, Tag Heuer ou Herbalife, enquanto Messi embolsou 76,5 milhões, dos quais 35 vieram da Adidas, Lays, Huawei e Gillette.

A sucessão da geração de Cristiano Ronaldo e Messi está aberta para aspirantes como Neymar, Gareth Bale, Lewandowski, Pogba ou Antoine Griezmann, todos bem posicionados para alcançar a coroa.

Por enquanto, Griezmann está bem posicionado nas redes sociais. O francês já tem uma base de fãs de 10,3 milhões na sua conta de Instagram, no Facebook tem 6,9 milhões e 3,7 milhões seguem-no no Twitter.

Em oito anos, o jogador conseguiu uma valorização de 79,9 milhões de euros. Quando jogava pelo Real Sociedad, no dia 4 de setembro, Antoine valia 100 mil euros, com 18 anos. Chegou ao Atlético de Madrid com 23 anos, onde aa sua valorização disparou para os 30 milhões. A partir desse marco, a sua subida no mercado foi mais acentuada, estando hoje a 20 milhões do craque português e a 40 milhões de euros do argentino.

Quanto valem os outros pretendentes ao trono?

Pogba, 24 anos, 80 milhões de euros, Manchester United

Neymar, 25 anos, 100 milhões de euros, FC Barcelona

Gareth Bale, 27 anos, 90 milhões de euros, Real Madrid

Lewandowski, 28 anos, 80 milhões de euros, Bayern Munich

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.