Depois de uma queda, vendas no comércio voltam a subir em abril

As vendas começaram o ano a crescer e em março apresentaram uma queda. Em abril, voltaram a aumentar dois pontos percentuais, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

O índice de volume de negócios no comércio a retalho passou de uma variação homóloga de 4,5% em março para 6,5% em abril, apresentando uma aceleração de 2,0 pontos percentuais (p.p.), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira.

De acordo com os dados, a aceleração do índice total foi potenciada pelo agrupamento produtos alimentares, que aumentou 5,4 p.p., compensando a desaceleração de 0,6 p.p. do agrupamento produtos não alimentares. As variações homólogas destes
agrupamentos foram de 6,4% e 6,6%, respetivamente, em abril.

Em comparação com março, as vendas no comércio a retalho decresceram 1%, tendo apresentado uma variação de 1,7% no mês precedente. A variação em cadeia dos agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares foi de -1,0% em ambos (1,3% e 2,0% em março).

Os índices de emprego e de remunerações no comércio a retalho aumentaram, respetivamente, 2,6% e 3,2% em termos homólogos, sendo que em março apresentaram variações de 2,1% e 3,7%, pela mesma ordem. A taxa de variação mensal dos índices de emprego e de remunerações foi 0,7% e 3,9% em abril (0,2% e 4,4% no mesmo período de 2018), respetivamente, segundo os dados do INE.

O índice de horas trabalhadas cresceu 2,5% em termos homólogos (1,1% no mês anterior). Quando comparado com março, o índice de horas trabalhadas apresentou uma variação de 0,2% (-1,2% em abril do ano anterior).

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

UE adota novas regras sobre a transparência para a igualdade salarial

Os Estados- Membros vão ter de implementar sanções eficazes, para que as entidades empregadoras não infrinjam as regras. Quem for vítima de discriminação tem o direito de reclamar uma indemnização.

Greve na Lusa entre hoje e segunda-feira

Os trabalhadores da Lusa decidiram em plenário realizar uma greve de quatro dias entre as 00:00 de hoje, dia 30 de março (quinta-feira), e as 00:00 de 3 de abril (segunda-feira).
Comentários