Depósitos em bancos gregos reduzem 12.200 milhões em janeiro

Os depósitos em bancos gregos sofreram em janeiro uma redução de 12.200 milhões de euros, ficando no nível mais baixo desde 2012, segundo dados publicados pelo Banco da Grécia. O volume de depósitos foi de 155.400 milhões de euros, o que constitui o nível mais baixo também desde 2012. Em janeiro decorreu a campanha para […]

Os depósitos em bancos gregos sofreram em janeiro uma redução de 12.200 milhões de euros, ficando no nível mais baixo desde 2012, segundo dados publicados pelo Banco da Grécia.

O volume de depósitos foi de 155.400 milhões de euros, o que constitui o nível mais baixo também desde 2012.

Em janeiro decorreu a campanha para as eleições legislativas gregas, realizadas no dia 25 e ganhas pela formação de esquerda Syriza, liderada por Alexis Tsipras, atual primeiro-ministro.

Em dezembro de 2014, os depósitos tinham diminuído em 4 mil milhões de euros, o que o banco central considerou normal tendo em conta que é altura do Natal e que há um aumento de pagamento de impostos no final do ano.

Segundo cálculos do banco norte-americano JP Morgan, só na semana passada, ou seja, antes da reunião do Eurogrupo na qual a Grécia chegou a acordo com os seus credores, saíram dos bancos gregos 3.000 milhões de euros e 2 mil milhões na semana anterior.

Desde finais de outubro, calcula-se que a fuga de depósitos tenha ascendido a 22.000 milhões de euros, aparentemente dinheiro que na sua maior parte não terá saído do país.

O novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, afirmou na quarta-feira que desde o acordo com o Eurogrupo alcançado na sexta-feira, regressaram aos bancos 700 milhões de euros.

OJE/Lusa

Recomendadas

Atividade na reabilitação urbana sobe 1,8%

Já a produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, em fevereiro, estimou-se em nove meses. O volume da carteira de encomendas teve uma quebra de 0,1%.

Ana Jacinto admite que descida do IVA não vai ter impacto no preço final

Em entrevista à Antena1 e Jornal de Negócios, Ana Jacinto, secretária da AHRESP, comentou sobre as medidas apresentadas na quinta-feira pelo ministro das Finanças.

Cabaz alimentar com IVA a 0% vai abranger 30 a 40 produtos

Governo está a negociar com produção e distribuição este fim de semana o acordo em torno do IVA zero, medida que deverá abranger 30 a 40 produtos considerados essenciais.