Deputados britânicos querem impedir discurso de Trump no Parlamento

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, ou mais conhecido como Speaker, admitiu vetar qualquer possibilidade de Trump falar no Parlamento britânico.

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns britânicos

“Conceder um discurso a um líder estrangeiro na Câmara dos Comuns não é automático. É uma honra que um líder estrangeiro tem de vencer”, disse John Bercow citado pelo jornal espanhol Expansion.

O Speaker já fez conhecer a sua opinião sobre o novo presidente dos Estados Unidos. Bercow não está de acordo com as políticas do magnata americano e com os seus ideais “sexistas e racistas”.

Durante esta manhã de segunda-feira um grupo de 163 deputados assinaram uma proposta que convida Bercow a vetar um possível discurso de Trump no Palácio de Westminster, que inclui a Câmara dos Comuns e dos Lordes.

“Valorizamos o relacionamento com os Estados Unidos. E se a visita acontecer, não é uma decisão que entra no meu salário. Mas como este lugar [parlamento britânico] está em causa, eu acredito firmemente na nossa oposição ao racismo e ao sexismo, e o nosso compromisso perante a igualdade face à lei. O Parlamento deve ter algumas considerações”.

A posição e as palavras de John Bercow receberam aplausos de muitos deputados reunidos na Câmara dos Comuns, que prometem dar uma “boa dor de cabeça ” a Theresa May, primeira-ministra, que há poucos dias convidou o presidente norte-americano a visitar Reino Unido.

Segundo o jornal espanhol cerca de 2 milhões de britânicos assinaram uma petição formal a apelar para a proibição da entrada de Donald Trump na Grã-Bretanha, com o argumento de que a sua presença pode “envergonhar a rainha Isabel”.

 

 

Relacionadas

Cadeia de lojas deixa de vender a marca de Ivanka Trump

A empresa Nordstrom, com sede em Seattle, anunciou que a decisão de deixar de comercializar a linha de roupa, calçado e acessórios da filha de Donald Trump se deve a quebras nas vendas e não a questões políticas.

“Impeach Trump Now”: Petição já ultrapassou as 500 mil assinaturas

Os subscritores da petição exigem a deposição de presidente, que acusam de estar a criar no país “uma onda de corrupção muito pior do que a do Watergate”.

Justiça rejeita recurso de Trump para repor decreto anti-imigração

A Procuradoria-geral norte-americana valida a decisão da primeira instância. O decreto contra a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos nos Estados Unidos permanece suspenso.
Recomendadas

EUA: Powell garante que luta contra inflação não acabou apesar da subida de apenas 25 pontos

Cortes de juros não estão em cima da mesa apesar da mudança de linguagem no comunicado da Fed, garante Jerome Powell. A possibilidade de uma pausa nas subidas foi levantada, revelou, mas os dados fortes relativos aos preços e ao mercado laboral levaram a autoridade monetária a manter o rumo e voltar a subir os juros.

Líbano: confrontos instalam o caos em Beirute

Forças de segurança dispararam gás lacrimogéneo contra as multidões que protestaram em Beirute contra as condições económicas, que conseguem sempre piorar mais um pouco desde as explosões de agosto de 2020.

Mais de 90 milhões de barris de petróleo russo já atravessaram o oceano este ano

Os navios russos levavam apenas 10 dias a chegar à Europa com o petróleo. Agora, depois das sanções aplicadas à Rússia, os navios podem demorar até 50 dias para levar o petróleo para a Ásia.
Comentários