Deputados chumbam Vitalino Canas e Clemente Lima para o TC e Correia de Campos para o CES

Candidatos apresentados pelo PS ficaram muito aquém da maioria de dois terços exigida para a sua eleição. A lista dos dois candidatos a juízes conselheiros do Tribunal Constitucional obteve apenas 93 votos favoráveis.

A Assembleia da República chumbou nesta sexta-feira os nomes de Vitalino Canas e Clemente Lima, apresentados pelo PS como candidatos a juízes do Tribunal Constitucional (TC), e de Correia de Campos, apontado pelos socialistas para um segundo mandato na presidência do Conselho Económico e Social (CES).

A lista de dois nomes de juízes conselheiros do Tribunal Constitucional necessitava de uma maioria de dois terços para ser aprovada, mas só obteve 93 votos favoráveis entre os 219 deputados que participaram na votação, o que indica que Vitalino Canas e Clemente Lima não foram sequer consensuais no grupo parlamentar do PS, que conta com 108 parlamentares. Houve 96 votos brancos e 30 nulos.

Apesar de também ter ficado longe da maioria necessária, o ex-ministro da Saúde Correia de Campos conseguiu um resultado ligeiramente melhor, com 110 votos favoráveis, 82 brancos e 27 nulos.

Também os sete nomes propostos para representarem a Assembleia da República no Conselho Superior de Magistratura, na qualidade de vogais desse órgão, não foram eleitos. Nem o consenso entre PS e PSD permitiu que obtivesse mais do que 138 votos a favor, 63 brancos e 18 nulos.

 

Relacionadas

PremiumPS insiste em eleger Vitalino Canas para TC apesar das críticas

Apesar do eventual chumbo, socialistas mantêm confiança no seu ex-porta-voz. Partidos contestam ligações de Canas à política e negócios. Também Clemente Lima gera polémica, mas deve ser eleito.

Irregularidades nos boletins de voto obrigam a suspensão temporária da eleição para o Tribunal Constitucional

As votações dos nomes do ex-secretário de Estado Vitalino Canas e do juiz António Clemente Lima, indicados pelo Partido Socialista (PS), já foram entretanto retomadas na Assembleia da República.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Cabaz com “IVA zero” não passa de “borla fiscal” aos supermercados, diz BE

“Em Espanha, a descida do IVA foi comida pelos preços em 15 dias”, recorda a líder do BE.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários