Deputados elegem número dois de Santos Silva esta tarde. Quem são os candidatos à vice presidência da AR?

Edite Estrela do PS, Adão Silva do PSD, Diogo Pacheco Amorim do Chega e João Cotrim Figueiredo são os candidatos à presidência da Assembleia da República. Apenas três podem ser escolhidos.

Os deputados vão reunir-se esta tarde para a segunda reunião plenária desta legislatura, sendo que na ordem de trabalhos está a eleição dos vice-presidentes, secretários e vice-secretários da Assembleia da República.

Da parte do PS a candidata a vice do Parlamento é Edite Estrela, segunda na lista do PS de candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa nas eleições de 30 de janeiro. Na anterior legislatura já tinha assumido o lugar de vice-presidente da Assembleia da República.

Por sua vez, o PSD lançou o líder parlamentar social democrata, Adão Silva, para a vice presidência. Na Iniciativa Liberal o candidato à vice presidência é o líder do partido, João Cotrim Figueiredo.

No Chega o candidato é Diogo Pacheco de Amorim e tudo aponta para que a sugestão seja rejeitada pelos partidos, o que levará a uma segunda ronda de votações. Será preciso eleger três vice presidentes e como tal, é possível que o Chega não consiga eleger um vice-presidente para o Parlamento, uma vez que a generalidade dos partidos já se opôs a uma das propostas do Chega.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, os vice-presidentes, secretários e vice-secretários da Mesa são eleitos por sufrágio de lista completa e nominativa. Vão ser eleitos os candidatos que alcançarem uma maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções e, se algum dos candidatos não tiver sido eleito, procede-se a novo sufrágio.

A par com os vices vão também ser votados os candidatos a secretários da Mesa: Maria da Luz Rosinha (PS), Duarte Pacheco (PSD), Palmira Maciel (PS) e Lina Lopes (PSD).

Relacionadas

PS recandidata Edite Estrela ao lugar de primeira vice-presidente da Assembleia da República

Edite Estrela, dirigente socialista, segunda na lista do PS de candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa nas últimas eleições legislativas, antiga eurodeputada e presidente da Câmara de Sintra, assumiu já o lugar de vice-presidente da Assembleia da República na anterior legislatura.

“Honra que excede o mérito pessoal”. Santos Silva toma posse com discurso sobre liberdade e integração

Santos Silva insiste no valor da língua portuguesa, da comunicação, e evoca Mário Soares e o poder da palavra como arma política. Na sequência do contexto internacional, afirmou que “o bom requisito para ser patriota é não ser nacionalista, é não ter medo de abrir fronteiras, de integrar migrantes, de acolher refugiados, de praticar o comércio e as trocas culturais”.

Respostas Rápidas: qual o papel do presidente da Assembleia da República?

No dia em que Augusto Santos Silva substitui Eduardo Ferro Rodrigues como Presidente da Assembleia da República, saiba qual o papel, funções e modo de eleição da segunda figura do Estado Português.
Recomendadas

Aeroporto: Livre acusa Governo de ensaiar “fuga para a frente”

O Livre acusou o Governo de ensaiar “uma fuga para a frente” e de dar “uma clara imagem do que não se deve fazer” quando apresentou a nova solução aeroportuária para Lisboa.

Aeroporto: PCP quer ouvir Pedro Nuno Santos com urgência

O Grupo Parlamentar do PCP requereu a audição no parlamento com caráter de urgência do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

Aeroporto: Montijo diz que infraestrutura dá resposta às necessidades

O presidente da Câmara do Montijo defendeu que o novo aeroporto no concelho é uma “necessidade urgente” e reafirmou a convicção de que a alternativa de Alcochete pode demorar.
Comentários