[weglot_switcher]

Derby vale mais de 500 milhões e pode significar o título para o Benfica

Os planteis de Sporting e Benfica, juntos, valem 547,5 milhões de euros. As duas equipas lutam por objetivos amplamente distintos, sendo que o Sporting está na quarta posição do campeonato, ao passo que o Benfica é líder e pode garantir o troféu.
  • Rafa Silva – 16,4 milhões de euros – do SC Braga para o Benfica, em 2016.
20 Maio 2023, 16h43

Sporting e Benfica disputam no domingo o ‘derby’ da Segunda Circular, na 33ª e penúltima jornada da Liga portuguesa. Enquanto que os verde-e-brancos já só lutam pelo terceiro lugar, as “águias” lideram de forma isolada e podem garantir a conquista do título no Estádio de Alvalade. Somando os planteis das duas equipas, ultrapassam-se os 500 milhões de euros em valor de mercado, de acordo com o site “Transfermarkt”, especializado na avaliação dos passes dos futebolistas.

Começando pela equipa da casa, o Sporting está a defraudar as expetativas que existiam no começo da temporada. Ocupando a quarta posição na tabela a turma ‘leonina’ já só luta pelo terceiro lugar, ocupado pelo Sporting de Braga, que leva quatro pontos de vantagem. Com um plantel de 33 jogadores, avaliado em 234,5 milhões de euros, observa-se uma desvalorização na ordem de 15,8% face aos 278,5 milhões de euros contabilizados a 1 de julho de 2022.

Sem Antonio Adán, suspenso depois da expulsão na partida frente ao Marítimo (vitória por 2-1), o técnico Ruben Amorim conta com Pedro Gonçalves, um dos futebolistas mais bem avaliados da prova, em 30 milhões de euros, para tentar vencer a partida.

Por outro lado, o Benfica está a experienciar uma temporada fortemente positiva, que resultou, até até ao momento numa valorização do plantel na ordem de 12,5%. Tendo partido dos 278,2 milhões de euros, está por esta altura nos 313 milhões, de acordo com o “Transfermarkt”.

Após a belíssima campanha na Liga dos Campeões, em que os “encarnados” marcaram presença nos quartos de final, o objetivo passa por ser campeão nacional. Uma vitória em Alvalade será sinónimo disso mesmo e o objetivo será exatamente esse. Para tal, o Benfica conta com o segundo jogador mais valioso da Liga, que é, em simultâneo, o melhor marcador da competição, com 18 golos apontados. Trata-se de Gonçalo Ramos que, aos 21 anos, está avaliado em 40 milhões de euros (só atrás de Diogo Costa, do FC Porto).

O jogo está marcado para domingo, dia 21, com tem início marcado para as 20h30.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.