[weglot_switcher]

Derrame de fuelóleo em Peniche teve origem em empresa de plásticos

A empresa Plastimar terá sido responsável pelo incidente e calcula-se que “cerca de três toneladas tenham sido derramadas”.
7 Julho 2017, 15h50

Uma rutura no abastecimento de uma caldeira de uma empresa resultou no derrame de cerca de três toneladas de fuelóleo no mar, em Peniche, no início da tarde desta quinta-feira (7). A Capitania do Porto assegurou que a maioria da nafta já foi retirada. Segundo a agência Lusa, a ocorrência já foi reportada ao Ministério Público para averiguar o grau da infração no derrame de fuelóleo.

“A escorrência de hidrocarbonatos foi detetada cerca das 13 horas de ontem junto à praia do Abalo, mas conseguimos identificar a fonte e foi estancada cerca das 14 horas”, avançou à Lusa Marcos Augusto, comandante do Porto de Peniche.

Contudo, o comandante calcula que “cerca de três toneladas tenham sido derramadas para o domínio público hídrico”, provocando “manchas no mar”. As ‘nódoas’ de nafta no mar, derivada de petróleo maioritariamente utilizado por pescadores, também surgiram, durante a tarde, na praia, ficando à descoberta na baixa-mar.

Tendo em conta que o problema foi detetado cedo, a ação de limpeza de “cerca de um terço de areal” foi feita pela brigada antipoluição da Polícia Marítima, com o apoio da Plastimar, a empresa de produção de plásticos responsável pelo derrame, localizada na zona industrial da mesma cidade.

De acordo com o diretor geral da empresa, Luís Carvalho, as autoridades em questão disponibilizaram meios no terreno para bombear e limpar os hidrocarbonetos no mar e no areal”. Já o comandante do Porto de Peniche confirmou à agência que houve ainda colaboração da Plastimar “no transporte dos sacos recolhidos para o aterro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.