[weglot_switcher]

Desaceleração drástica da produção automóvel em setembro

Produção automóvel nacional cresceu 21,7% em setembro, face a mês homólogo do ano passado. No entanto, este resultado representa uma desaceleração drástica face ao registado no mês de agosto, em que a produção apresentou um crescimento homólogo de 211%.
11 Outubro 2017, 16h34

A produção automóvel nacional tem vindo a ser marcada por um crescimento constante, mas a ritmos variados. Depois de fechar 2016 em quebra, janeiro fevereiro e março alternaram entre avanços e recuos. De então para cá, têm-se registado aumentos crescentes, mas com picos e desacelerações.

Exemplo disso foi o crescimento inédito de 211% registado em agosto, a que se segue uma desaceleração de 91% no passado mês de setembro, em que o crescimento da produção se quedou nos 21,7%.

No último mês, a produção cifrou-se em 15.015 veículos ligeiros e pesados, com especial destaque para o crescimento de 71%, ainda que este segmento mantenha um peso reduzido no total da produção nacional. A variação dos ligeiros de passageiros foi de 25,8%, ao passo que a dos comerciais ligeiros se quedou nuns mais modestos 7,3%, segundo os dados divulgados pela ACAP.

Atentando aos nove meses do ano, a produção automóvel nacional foi de 117.329 automóveis, ou seja, mais 7,2% que em igual período de 2016, novamente com os pesados a assumirem um lugar de destaque, com um crescimento de 68,1%. Os ligeiros de passageiros apresentaram uma variação positiva de 7,1%, com os comerciais ligeiros também em ligeira subida, desta feita de 1,2%.

Sem alterações continuam os destinos dos veículos produzidos em Portugal e a importância que as exportações representam para o setor automóvel. 95,9% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo, com a Europa a liderar as exportações, recebendo 84,5% dos veículos que saem das linhas de montagem lusas. O mercado asiático, liderado pela China (10,4%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal. A Alemanha, com 19,1%; a Espanha, com 14,6%; e o Reino Unido, com 12,1%, lideram o ranking dos países que mais veículos recebem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.