Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, comentou a descida da inflação para 8,3% em janeiro, avisando que isso não significa automaticamente uma redução dos preços.
“Só para avisar: a descida da inflação não é descida dos preços. Eles apenas sobem menos”, alertou a bloquista no Twitter, acusando o Governo de ter criado um “equívoco quando disse que inflação era temporária”. A parlamentar enfatiza que “os preços que subiram já não descem”, da mesma forma que “os salários que não subiram empobreceram”.
De acordo com a estimativa rápida, avançada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 8,3% em janeiro, face aos 9,6% de dezembro. “Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro de 2023, taxa inferior em 1,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, aponta o INE.
Em relação ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), este “terá registado uma variação de 7,0% (7,3% no mês precedente)”.
O INE refere que “a principal contribuição para a desaceleração do IPC foi dada pelo índice relativo aos produtos energéticos, estimando-se que a respetiva taxa de variação homóloga terá diminuído, também pela terceira vez consecutiva, para 6,8% (20,8% no mês anterior), destacando-se a diminuição de preços da eletricidade”.
Pelo contrário, nota ainda, “o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para uma variação de 18,5% (17,6% em dezembro)”.