[weglot_switcher]

Descoberto malware disfarçado de instalador do Windows 11

Não vale a pena procurar na Internet uma forma não oficial de experimentar o Windows 11. Pode fazê-lo facilmente a partir do Windows 10.
29 Julho 2021, 18h30

O Windows 11 só chega em Outubro, seis anos depois do Windows 10, mas há muitas pessoas que não estão dispostas a esperar mais três meses e querem usá-lo já. Como seria de esperar, pessoas com poucos escrúpulos estão sempre à procura de se aproveitarem dos utilizadores menos esclarecidos e a ânsia pelo novo sistema operativo da Microsoft criou uma boa oportunidade de atacarem. Foi descoberto na Internet um novo malware disfarçado de um instalador do Windows 11, que tem como ficheiros executável 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe. O ficheiro em questão tem 1,75 GB, menos de metade de um ficheiro ISO do Windows 11 real.

Ao descarregar e executar este ficheiro, aparece um programa de instalação de aplicações, igual a tantos outros mas que não é de todo norma numa instalação do Windows. Se isto não causar dúvidas, as notas de instalação que são mostradas, falam da instalação de um conjunto de programas que contêm malware, caso os termos de utilização forem aceites. Como quase ninguém lê os termos de utilização de qualquer programa e clica logo em ‘Seguinte’ o malware é instalado.

Segundo a Kaspersky, os programas que são instalados são de vários tipos, desde adware relativamente inofensivo, até Trojan, programas que roubam passwords, programas que exploram problemas de segurança entre outros. Mas, pelo menos, o programa de instalação avisa que esse software vai ser todo gravado no seu disco.

Por isso, se quiser usar já o Windows 11, não procure no Google uma forma de instalar versão Insider Preview. Pode fazer tudo de dentro do Windows que já tem instalado no seu computador. O processo não é nada complicado. Se tiver um computador que cumpra os requisitos mínimos para instalar o Windows 11, pode instalar o sistema directamente a partir do Windows Update:

Aceda às ‘Definições’. Pode fazê-lo com um clique no botão ‘Iniciar’ e depois clicar na roda dentada que aparece à esquerda do menu.

Na janela seguinte, procure o ícone ‘Actualizações e segurança’.

Na janela que se abre, procure ‘Programa Windows Insider’.

Registe-se no programa com a sua conta Microsoft e depois escolha o canal Dev.

Reinicie o computador, volte ao Windows Update e clique no botão que serve para verificar a existência de actualizações. O download da versão v10.022000.100 do Windows 11 é iniciada automaticamente.

O Windows que usa actualmente não é apagado, para o caso de querer voltar atrás. Basta aceder às ‘Definições’, ‘Sistema’, ‘Recuperação’ e depois clicar em ‘Versão anterior do sistema operativo’.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.