O Museu do Oriente dá a conhecer o ‘País do Sol Nascente’ com um conjunto de workshops dedicados ao Japão, à sua história, cultura e tradições, que se realizam de 26 de Abril a 24 de maio.
Enquanto código de comunicação, uma língua é influenciada por contextos, moldada pela cultura, adaptada no uso quotidiano. Para além das definições dos dicionários, é preciso ler nas entrelinhas os outros níveis de significado das palavras.
Em quatro sessões, pretende-se dar a conhecer os aspetos culturais e sociais da língua japonesa, através de uma análise aos vários tipos de escrita (kanji, kana: katakana, hiragana), aos gestos e à linguagem das gerações mais novas, muito influenciada pela cultura popular.
Os workshops são orientados por Yuko Kase, docente do curso da Língua Japonesa, na Universidade Católica – FCH, Instituto de Estudos Orientais, onde ensina língua e cultura japonesas.
Workshops Kon’nichiwa Nihon! (Descobrir o Japão)
26 Abril, 3, 17 e 24 maio
Horário: Das 14 às 16 horas
Público-alvo: M/ 16 anos
Preço: 25 euros pelo workshop 1; 45 euros pelo workshop 2; 65 euros pelo workshops três e 90 euros pelo workshop quatro.
Programa
Workshop 1: Introdução – O Japão | Diferenças e semelhanças
Workshop 2 : As escritas (kanji, kana: katakana, hiragana). Linguagem feminina e masculina, dialetos e outras manifestações específicas.
Workshop 3: Gestos que comunicam. Palavras-chaves na sociedade japonesa
Workshop 4: Linguagem das gerações novas (SNS, BD, anime ou filmes); Cultura de abreviação