As cinco ex-SCUT que desde agosto diminuíram em 15% o preço das portagens registaram um aumento de receitas na ordem de meio milhão de euros para a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), detida pelo Estado português.
Segundo o “Jornal de Notícias”, nos três primeiros meses de desconto das portagens, as cinco autoestradas – A4, A22, A23, A24 e A25 – renderam 36,2 milhões de euros ao Estado, o que representa um aumento de 1,4% no volume de receitas, que em igual período do ano passado se tinham fixado em 35,5 milhões de euros.
A autoestrada A4, que liga Bragança a Vila Real foi a que registou um maior aumento, com uma subida de 54%, de 500 mil para 770 mil euros.
Já na A22, a autoestrada do Algarve, as receitas aumentaram dos 12,5 para 12,9 milhões de euros (3,2%), e na A23, que faz a ligação de Torres Novas e Abrantes, aumentou de 3,4 para 4 milhões de euros (17,6%).
Apesar do aumento dos descontos nas portagens, fruto das medidas implementadas pelo Governo de António Costa a 1 de agosto, a A24 e a A25 registaram uma descida de 4% no valor das receitas. Na A24, que liga Viseu a Chaves, as perdas ficaram na ordem de 200 mil euros (-3,5%) e a A25, de Aveiro a Vilar Formoso, teve uma quebra de 600 mil euros (-4,3%) durante estes três meses do ano.
No entanto, segundo o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT), o tráfego rodoviário terá aumentado nas cinco autoestradas mencionadas, sobretudo entre agosto e setembro. Os dados relativos ao mês de outubro não são ainda conhecidos, mas tudo aponta para que o número de veículos a circular nestas autoestradas tenha também aumentado.
De acordo com o professor de Economia Regional da Universidade de Aveiro, Anselmo Castro, a contribuir para estes valores está o “crescimento do tráfego caro, ou seja, dos pesados”, que viram os seus descontos aumentar no período diurno para os 15% (antes era 10%) e no período noturno e fins-de-semana para os 30% (era de 25%).
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