[weglot_switcher]

Desemprego desce para 8,5% no terceiro trimestre

INE aponta para população desempregada de 444 mil pessoas.
8 Novembro 2017, 11h22

A taxa de desemprego desceu para 8,5% no terceiro trimestre, revelou hoje o Instituo Nacional de Estatística. Este valor é inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) ao do trimestre anterior e em dois p.p. ao do trimestre homólogo de 2016.

A população desempregada foi estimada em 444 mil pessoas. Já a população empregada atingiu 4,8 milhões de pessoas, o que representa uma subida de 3% em termos homólogos.

Segundo o organismo de estatística, o aumento homólogo da população empregada deu-se em ambos os sexos e em todos os níveis de escolaridade, mas “principalmente aquelas que completaram o correspondente ao ensino secundário ou pós-secundário.

Por setores, a criação de emprego foi mais acentuada no setor dos serviços. O emprego nas atividades de comércio, reparação de veículos, de transportes e armazenagem e nas de alojamento, restauração e similares assegurou mais de metade do aumento de emprego.

Por tipo de vinculo, foi mais visível a criação de trabalhos por conta de outrem, nomeadamente com contrato de trabalho sem termo e a tempo completo.

O INE indica ainda que, à exceção da Área Metropolitana de Lisboa, onde taxa de desemprego se manteve inalterada face ao trimestre anterior, este indicador diminuiu em todas as regiões. A quebra mais acentuada ocorreu no Algarve, onde desceu de 7,6 para 5,2%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.