Desemprego em queda: um dos trunfos de Centeno

Foi uma das bandeiras do Governo e os resultados excederam as expetativas. A taxa de desemprego passou para baixo dos 10% e regressou a níveis de 2008. Menos 100 mil pessoas estavam desempregadas em setembro face ao final de 2016. A queda foi mais acentuada na taxa de desemprego dos homens, mas em termos regionais a tendência foi de menor disparidade entre os vários pontos do país.

Recomendadas

OE2023: Margem orçamental para função pública está esgotada

Na primeira reunião, realizada na segunda-feira, o Governo indicou que a valorização da administração pública iria custar 1.200 milhões de euros, incluindo aumentos salariais, progressões e promoções e a revisão da tabela remuneratória.

PremiumBdP revê inflação em alta, mas pico já deverá ter passado

Banco central projeta taxa de 7,8%, a mais elevada desde 1993 nos preços, levando a perdas reais nos salários, que crescem a uma taxa mais baixa. Juros em alta não devem criar terramoto na dívida.

PremiumSalário mínimo da Função Pública vai subir 57 euros

A base remuneratória da Administração Pública vai subir 8% em janeiro, o que significa que esses trabalhadores não perderão poder de compra. Já a maioria dos demais funcionários públicos vai ter aumentos abaixo da inflação.
Comentários