[weglot_switcher]

Desvio de fundos europeus. PJ faz dezenas de buscas em todo o país (com áudio)

Empresários candidataram-se a fundos comunitários com base em informações falsas, desviando o dinheiro que se destinava a investimentos em vários sectores, revela hoje a “CNN Portugal”.
24 Maio 2022, 08h44

A Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público estão a realizar dezenas de buscas em todo país esta terça-feira, 24 de maio. Em causa, estão suspeitas de desvios de fundos europeus no valor de milhões de euros, revela hoje a “CNN Portugal.”

Em causa, estão financiamentos superiores a 6,6 milhões de euros no âmbito de quatro programas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revela, por sua vez, a “SIC Notícias”.

As 49 buscas domiciliárias e não domiciliárias estão a ser realizadas de norte a sul do país a empresas e a casas de empresários suspeitos de se terem candidato a fundos comunitários com base em informações falsas, desviando o dinheiro que se destinava a investimentos em vários sectores.

A investigação está a ser dirigida, no DCIAP, pela Unidade de Combate à Corrupção, e pela procuradora Ana Carla Almeida, que representa a PGR na estrutura de missão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência. Segundo a “CNN”, a procuradora alertou recentemente que não existem meios suficientes para evitar fraudes e corrupção no PRR que tem previsto 14 mil milhões de euros em Portugal até 2026.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.