[weglot_switcher]

Detenção de Luís Filipe Vieira: CDS diz que é “saudável” que justiça aproveite trabalho feito pelo Parlamento

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles diz que é preciso apurar responsabilidades políticas nos crimes cometidos e que é “saudável” que a Justiça aproveite o trabalho desenvolvido pela comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD).
  • Mário Cruz/Lusa
7 Julho 2021, 18h36

O CDS-PP destacou esta quarta-feira que “há ainda algumas conclusões a retirar” da comissão de inquérito que desencadeou a investigação ao empresário e presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. A deputada Cecília Meireles diz que é preciso apurar responsabilidades políticas nos crimes cometidos e que é “saudável” que a Justiça aproveite o trabalho desenvolvido pela comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

“A última comissão de inquérito [à CGD] ainda não terminou e há ainda algumas conclusões a retirar que não têm a ver com os grandes devedores, mas tem a ver com a atuação do Estado e dos Governos. Importa que essas conclusões sejam retiradas ainda nesta legislatura”, disse Cecília Meireles, no Parlamento, em reação à detenção de Luís Filipe Vieira por suspeitas de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e fraude fiscal.

Questionada sobre que consequência serão essas, a deputada concretizou que é preciso mais celeridade do lado da Justiça, porque alguns dos casos em investigação “aconteceram há mais de dez anos”, e mais transparência, nomeadamente, em relação aos encargos públicos com o Novo Banco, inscritos no contrato de venda do antigo Banco Espírito Santo (BES) à Lone Star.

Sobre a detenção de Luís Filipe Filipe, que é um dos maiores devedores da CGD, Cecília Meireles referiu apenas que “a Justiça tem de seguir o seu curso” e destacou o “trabalho de rigor” que tem vindo a ser feito nas comissões parlamentares de inquérito de “pedir documentos, de investigação e, sobretudo, de audição de algumas pessoas, que podem ser mais ou menos mediáticas e mais ou menos poderosas”.

“Que esse trabalho, que tem a ver com o apuramento do que se passou nos bancos e os prejuízos que todos acabamos por pagar e de muitos grandes devedores, possa ser aproveitado pela Justiça é uma coisa que me parece saudável. A única coisa que possa esperar a justiça continue a aproveitar esse trabalho e que daí as consequências que entenda com rapidez”, referiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.