[weglot_switcher]

Deutsche Bank paga multa de 37 milhões de dólares aos EUA por corretagem irregular

As autoridades dos Estados Unidos multaram o Deutsche Bank em 35 milhõesde euros por causa de falhas na sua plataforma de negociação ‘dark-pool’.
  • Staff / Reuters
18 Dezembro 2016, 12h52

O Deutsche Bank chegou a acordo com as autoridades dos Estados Unidos para pôr fim a um processo de investigação relacionado com negociação opaca no mercado, conhecida no jargão dos mercados como ‘dark pool’. O banco alemão pagou nesse acordo 37 milhões de dólares (35 milhões de euros).

O acordo foi anunciado na sexta-feira pela SEC, norte-americana e pela Procuradoria-Geral de Nova Iorque. O Deutsche Bank vai pagar a cada uma das instituições 18,5 milhões de dólares depois de se dar como culpado.

O banco admitiu violar as leis de valores mobiliários durante um período de dois anos ao não identificar os problemas técnicos ao nível dos modelos de ranking da sua plataforma de transação de títulos a clientes ‘dark-pool’, avançou a Bloomberg.

“Declarações enganosas e egoístas que defraudam investidores não serão toleradas”, disse o Procurador Schneiderman. “Os sistemas de roteamento de ordens eletrónicas que encaminham ordens de investidores para vários mercados, fazem parte do comércio de ações moderno, e as empresas que promovem suas capacidades de roteamento devem fazê-lo cumprindo a lei”.

Segundo a SEC, Deutsche Bank “confundiu” os seus clientes sobre a eficácia da “característica central” do seu sistema automático de negociações que “essencialmente” enviava as ordens dos seus clientes a ‘dark pools’.

“O Deutsche Bank alegou estar a usar uma análise de dados contínuos para classificar o operador mais adequado para as ordens dos clientes, quando na verdade o seu sistema não foi capaz de realizar esta análise ‘dark pools'”, comentou o diretor da divisão de fiscalização SEC, Andrew Ceresney, acrescentando que quando o “corretor” promove os seus produtos e metodologias deve fazê-lo de forma “rigorosa”.

A utilização indevida das plataformas de negociação anónimas conhecidas como ‘dark pools’ já tinha dado origem a multas nos EUA ao Barclays e ao Credit Suisse.

As multas resultam da negociação de valores mobiliários, garantindo o anonimato de todos os participantes (chamados de ‘dark pool’), tendo os bancos fornecido privilégios aos chamados operadores de alta velocidade sob a forma de sistemas informáticos especializados, o que lhes permitiu realizar dezenas de milhares de operações em uma fração de segundo. Este foi por exemplo o caso do Barclays.

As ‘dark-pool’ são plataformas alternativas de negociação normalmente privadas e anonimas em que as ordens não se publicam, nem os respectivos preços, nem as transações executadas, e têm estado sob vigilância das autoridades americanas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.