[weglot_switcher]

Deutsche Bank vai deixar de financiar projetos de carvão até 2025

A nova política “define metas ambiciosas e permite ajudar os nossos clientes de longa data com a própria transformação”, garantiu o presidente do banco alemão, Christian Sewing
27 Julho 2020, 15h58

O Deutsche Bank anunciou hoje que vai deixar de financiar projetos relacionados com a indústria do carvão até 2025, avança a Reuters esta segunda-feira.

Esta medida insere-se na reformulação das políticas para combustíveis fósseis do banco alemão anunciada hoje pela empresa.

O presidente executivo do banco, Christian Sewing, apontou que a nova política “define metas ambiciosas e permite ajudar os nossos clientes de longa data com a própria transformação”. O Deutsche Bank tem como objetivo rever todas as atividades de energia a carvão nos EUA e na Europa até ao final deste ano e iniciará o mesmo processo na Ásia em 2022.

O banco germânico garantiu também que deixaria de financiar novos projetos no Ártico. As novas medidas surgem após os anúncios, no início deste ano, sobre novas metas de sustentabilidade e emissão do primeiro título verde do banco.

Urgewald, uma organização ambiental e de direitos humanos sem fins lucrativos, referiu que a mudança nas políticas do banco alemão foi um passo bem-vindo, mas “ainda é muito pouco, é tarde demais”. “Comparado aos concorrentes internacionais o banco ainda está atrasado nas questões climáticas”, sublinhou Urgewald que citou o BNP Paribas e o Royal Bank of Scotland como bons exemplos quanto às questões ambientais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.