O lucro da operadora de telecomunicações alemã Deutsche Telekom atingiu os 2920 milhões de euros no ano passado, mais 214% do que em 2013, devido a receitas extraordinárias e ao crescimento nos Estados Unidos.
A agência de notícias Efe dá hoje conta de que a Deutsche Telekom adiantou que a receita aumentou no ano passado 4,2%, para quase 62.700 milhões de euros.
O crescimento do negócio nos Estados Unidos, devido ao sucesso da sua filial T-Mobile US e após a aquisição da MetroPCS, contribuiu para o aumento do volume de negócios.
A Deutsche Telekom obteve receitas extraordinárias com a venda parcial do portal de Internet Scout24, sem as quais o lucro no ano passado caiu 12,1%, para 2.422 milhões de euros.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou em 12,5%, para 17.821 milhões de euros.
O Conselho de Administração da Deutsche Telekom irá propor na próxima assembleia-geral de acionistas o pagamento de dividendo de 0,50 euros por ação.
A empresa de telecomunicações alemã registou, contudo, no quarto trimestre uma perda de 110 milhões de euros para despesas de pessoal.
A Deutsche Telekom investiu no ano passado 9500 milhões de euros em redes móveis, 7,6% a mais do que em 2013, e a dívida líquida aumentou 8,7%, para 42,5 mil milhões de euros.
“Temos conduzido de novo a empresa de volta ao caminho do crescimento e seguiremos este caminho de forma consistente”, disse o presidente da operadora, Tim Höttges.
OJE/Lusa