[weglot_switcher]

“Devemos estar preparados para uma guerra mais prolongada”, diz João Gomes Cravinho

Os chefes da diplomacia dos 30 aliados da NATO estão reunidos em Bruxelas com o homólogo ucraniano, Dmitry Kuleba, e representantes dos parceiros Finlândia, Suécia, Geórgia, bem como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia.
  • epa09873787 Minister of Foreign Affairs of Portugal, Joao Gomes Cravinho, arrives at a special meeting of NATO’s Ministers of Foreign Affairs on the Ukraine Crisis in Brussels, Belgium, 06 April 2022. NATO Ministers of Foreign Affairs will attend a working dinner on the evening of 06 April, and a second day of meetings on 07 April. EPA/OLIVIER HOSLET
7 Abril 2022, 15h44

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou esta quinta-feira que o mundo tem de estar “preparado para uma guerra mais prolongada”.

As declarações foram proferidas à margem de mais uma reunião ministerial da NATO, em Bruxelas, na qual os chefes da diplomacia dos 30 aliados se reuniram não só com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, como com representantes dos parceiros Finlândia, Suécia, Geórgia, bem como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

“Estamos a passar por uma nova fase da guerra e infelizmente não há otimismo sobre o prazo para uma eventual cessação de hostilidade, o que significa que devemos estar preparados para uma guerra mais prolongada”, considerou João Gomes Cravinho.

De acordo com o governante, Kuleba transmitiu aos aliados o ponto de situação e a “realidade no terreno, que infelizmente não é muito positivo”.

Aludindo ao massacre de civis ocorrido recentemente na cidade ucraniana de Bucha, a 30 quilómetros de Kiev, Gomes Cravinho reconheceu que é necessário “estarmos preparados para mais notícias terríveis (…)”.

“Vamos ter mais revelações de atrocidades, de violações, de crimes de guerra. Naturalmente que isso cria ainda mais dificuldades no caminho para a paz”, continuou, defendendo que “todos esses indícios devem ser investigados”.

Segundo Gomes Cravinho, ficou claro no encontro que a guerra provocada pela Rússia afeta a segurança global, a ordem e as regras internacionais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português sublinhou de novo, em declarações aos jornalistas, o forte sentimento de unidade entre todos os Estados-membros no apoio político, militar e económico à Ucrânia.

Reiterando o compromisso já anunciado ontem, Gomes Cravinho disse que Portugal irá corresponder ao pedido de Kuleba para o envio de mais armamento e munições: “Não temos armas pesadas que possamos fornecer, mas outros terão e coletivamente vamos apoiá-los”.

Questionado sobre as expetativas para o fim da guerra, o ministro afirmou que “a negociação nao é impossível e que a guerra acabará com a mesma”.

“Tem de haver sempre disponibilidade para uma solução diplomática. O que vemos da parte da Rússia é que essa disponibilidade não existe e, pelo contrário, uma grande indiferença em relação às leis da guerra. (…) Crimes de guerra parecem não ser um tabu para as forças russas e isto é profundamente preocupante”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.