[weglot_switcher]

Dezenas de peregrinos já assentaram arraiais em Fátima

O medo de não conseguir lugar nos dois dias em que o Papa Francisco visita o Santuário leva a que muitos se desloquem antecipadamente para a cidade portuguesa, em Ourém.
  • REUTERS/Rafael Marchante/
4 Maio 2017, 17h26

O Papa Francisco visita Portugal nos próximos dias 12 e 13 de maio e vai ser recebido por centenas de milhares de peregrinos nacionais e estrangeiros. Com receio de não conseguirem lugar para estacionar a autocaravana ou montar a tenda, dezenas desses fiéis já estão em Fátima. “Costumamos vir a 7 ou 8 de maio. Este ano viemos a 27 de abril”, afirmou à agência Lusa Carolina Gaiteiro, peregrina de 64 anos da Póvoa do Varzim, confessando que “estava com muito receio” de não garantir lugar. A crente faz da Cova da Iria o seu local de peregrinação há cerca de 30 anos.

Também Américo Santos, de 68 anos, explicou à agência noticiosa que nunca falhou uma visita papal ao Santuário e que passou a tradição aos filhos e, por isso, “há sempre uma preocupação”. “Nossa Senhora tem-nos acompanhado”, afirmou ainda o fiel. Além destes dois peregrinos, muitos outros já se encontram nos parques ‘de campismo’ em redor do Santuário.

A visita do Sumo Pontífice a Portugal coincide com as celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos e o momento irá ficar marcado pela canonização de Jacinta e Francisco. O programa divulgado pelo Vaticano refere que o Santo Padre terá um “encontro privado” com Marcelo Rebelo de Sousa na Base Aérea de Monte Real, no primeiro dia (16h35), e com António Costa, na manhã seguinte (9h10). Depois da reunião com o chefe de Estado português, Francisco segue de helicóptero até ao estádio de Fátima, de onde se dirige, numa viatura, para o santuário.

Para as 18h15 de dia 12 de maio está prevista a primeira oração na Capelinha das Aparições e à noite marcará também presença na célebre Bênção das Velas com uma saudação aos peregrinos. No dia em que se assinala o centenário das Aparições, o Papa visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, almoça com os bispos portugueses na Casa Nossa Senhora do Carmo e despede-se, por volta das 14h45, na base de Monte Real.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.