Dezenas de peregrinos já assentaram arraiais em Fátima

O medo de não conseguir lugar nos dois dias em que o Papa Francisco visita o Santuário leva a que muitos se desloquem antecipadamente para a cidade portuguesa, em Ourém.

REUTERS/Rafael Marchante/

O Papa Francisco visita Portugal nos próximos dias 12 e 13 de maio e vai ser recebido por centenas de milhares de peregrinos nacionais e estrangeiros. Com receio de não conseguirem lugar para estacionar a autocaravana ou montar a tenda, dezenas desses fiéis já estão em Fátima. “Costumamos vir a 7 ou 8 de maio. Este ano viemos a 27 de abril”, afirmou à agência Lusa Carolina Gaiteiro, peregrina de 64 anos da Póvoa do Varzim, confessando que “estava com muito receio” de não garantir lugar. A crente faz da Cova da Iria o seu local de peregrinação há cerca de 30 anos.

Também Américo Santos, de 68 anos, explicou à agência noticiosa que nunca falhou uma visita papal ao Santuário e que passou a tradição aos filhos e, por isso, “há sempre uma preocupação”. “Nossa Senhora tem-nos acompanhado”, afirmou ainda o fiel. Além destes dois peregrinos, muitos outros já se encontram nos parques ‘de campismo’ em redor do Santuário.

A visita do Sumo Pontífice a Portugal coincide com as celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos e o momento irá ficar marcado pela canonização de Jacinta e Francisco. O programa divulgado pelo Vaticano refere que o Santo Padre terá um “encontro privado” com Marcelo Rebelo de Sousa na Base Aérea de Monte Real, no primeiro dia (16h35), e com António Costa, na manhã seguinte (9h10). Depois da reunião com o chefe de Estado português, Francisco segue de helicóptero até ao estádio de Fátima, de onde se dirige, numa viatura, para o santuário.

Para as 18h15 de dia 12 de maio está prevista a primeira oração na Capelinha das Aparições e à noite marcará também presença na célebre Bênção das Velas com uma saudação aos peregrinos. No dia em que se assinala o centenário das Aparições, o Papa visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, almoça com os bispos portugueses na Casa Nossa Senhora do Carmo e despede-se, por volta das 14h45, na base de Monte Real.

Recomendadas

Papa alarga lei sobre abusos sexuais aos líderes leigos de associações

Lei da Igreja de 2019 que obriga todos os sacerdotes e religiosos a denunciarem crimes de abuso sexual ao Vaticano foi atualizada, alargando-se aos líderes leigos de associações internacionais.

Governo disponibilizou meios para combater incêndio em Espanha, indica MAI

O Governo disponibilizou meios de socorro nacionais para ajudar no combate ao incêndio que decorre na região de Valência, revelou este sábado José Luís Carneiro.

Mário Nogueira em “Discurso Direto”: “Os professores quase fazem risquinhos na parede para ver quanto tempo falta”

“Discurso Direto” é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista ao secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.
Comentários