[weglot_switcher]

DGPJ: Número de empresas a declarar falência diminuiu 9,16%

No segundo trimestre deste ano, o número de empresas a decretar insolvência diminuiu. As áreas de negócio mais insolventes foram as de comércio por grosso, retalho e reparação de veículos.
4 Novembro 2016, 17h39

O número de processos de falência, insolvência e recuperação de empresas a entrar nos tribunais diminui 9,16% em relação ao mesmo período de 2015, divulgou esta sexta-feira a Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ).

De acordo com as estatísticas da DGPJ, no segundo trimestre de 2016 deram entrada nos estabelecimentos judiciais 3 995 processos de falência, insolvência e recuperação de empresas, o que comparado com o mesmo período do ano passado representa uma diminuição de 403 no número de processos, que o ano passado ficou nos 4 398.

As estatísticas mostram que a duração média dos processos de falência, insolvência e recuperação de empresas foi de dois meses, enquanto em 2007 se fixava nos nove meses.

Os dados revelados por este organismo do Ministério da Justiça mostram também que no segundo trimestre deste ano o número de processos pendentes registou uma queda de 22%, de 3 731 no ano passado para 2 901 este ano.

Em relação às áreas das empresas envolvidas nas insolvências decretadas entre durante o segundo trimestre de 2016, 28,8% correspondiam à categoria de comércio por grosso, retalho e reparação de veículos e 16,3% à categoria da construção. A DGPJ refere que 5,5 pontos percentuais nas declarações de insolvência correspondiam a pessoas singulares.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.