[weglot_switcher]

DGS aconselha portugueses a evitarem grandes esforços devido a massa de ar africana

Direção Geral de Saúde refere que a massa de ar vai manter entre esta segunda-feira e amanhã e pede às crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios ou do foro vascular que permaneçam “no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas”. 
  • Miguel A. Lopes / Lusa
29 Março 2021, 16h38

A Direção Geral de Saúde (DGS) avisou, esta segunda-feira, a população portuguesa para a presença de uma massa no Continente e explica como proceder nesta situação.

“Está a ocorrer uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, devido à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África. Prevê-se que a mesma se mantenha hoje e amanhã”, escreveu a DGS no Twitter deixando ainda um link para o site das autoridade de saúde onde são referidas algumas recomendações.

No site, a DGS sugere que “a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes”. Às crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma e doentes do foro cardiovascular é proposto que permaneçam “no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas”.

“Este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, destaca a DGS.

As autoridades de Saúde explicam ainda que “esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, podendo o seu efeito ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo dessa forma as concentrações de partículas no ar”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.