[weglot_switcher]

DGS anuncia que mais de 70% dos médicos já lavam as mãos

A conclusão é de um relatório da DGS, que concluiu também que a prevalência de infeções hospitalares diminuiu substancialmente em Portugal entre 2012 e 2017.
15 Dezembro 2017, 11h29

As infeções hospitalares baixaram e 73% dos médicos já lavam as mãos, noticia o “Público” esta sexta-feira. De acordo com uma auditoria aos serviços de saúde recente há uma melhoria generalizada em diversos indicadores.

Sem especificar como evoluiu a situação, o relatório, segundo o “Público”, aponta para a diminuição da prevalência de infeções e para o aumento da adesão dos profissionais de saúde à higiene das mãos – que agora é de 73%. Foi registada uma diminuição de forma apreciável da incidência de pneumonias associadas à intubação e uma diminuição da infeção do local cirúrgico na prótese de joelho e de anca, entre outros.

O mesmo relatório, referente a 2016 e que provém de uma auditoria levada ao cabo pelo Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos da Direção Geral da Saúde, apurou também que cerca de um terço dos hospitais públicos e 85,7% dos centros de saúde não têm ainda programas de apoio à prescrição de antibióticos, uma obrigação instituída por despacho em 2013. É que a DGS reconhece que a resistência aos antimicrobianos e as infeções hospitalares como um problema de saúde pública.

O relatório que apresenta sérias melhorias nos últimos cinco anos é apresentado esta sexta-feira.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.