[weglot_switcher]

DGS esclarece que profissionais de saúde são prioritários para as primeiras vacinas

“Os profissionais de saúde que vão receber a vacina são profissionais na linha da frente, no atendimento de doentes urgentes, com maior exposição ao risco e os que trabalham com doentes mais vulneráveis”, esclareceu o diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS. 
22 Dezembro 2020, 16h07

A Direção-Geral de Saúde, através de Valter Fonseca, diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, definiu esta terça-feira em conferência de imprensa que profissionais de saúde são prioritários para receber a vacina a partir de dia 27 de dezembro.

“Os profissionais de saúde que vão receber a vacina são profissionais na linha da frente, no atendimento de doentes urgentes, com maior exposição ao risco e os que trabalham com doentes mais vulneráveis”, esclareceu este responsável.

Sobre a possibilidade de existir alguma relutância por parte destes profissionais, Valter Fonseca realçou que os dados na posse da DGS “mostram aceitabilidade das vacinas por parte dos profissionais de saúde” uma vez que estes “estão confortáveis e confiantes com os dados que se conhece sobre a vacina”.

Efeitos adversos identificados

Questionado sobre os efeitos adversos da vacina da Covid-19, Valter Fonseca garantiu que os mesmos “são muito ligeiros” e que as mesmas “têm elevadíssimos níveis de segurança”. “Efeitos adversos são relativamente raros, ligeiros e vão ser informados às pessoas antes e depois do ato. Informação será fornecida através dos media e dos próprios canais do SNS”, garantiu

Detalhando estes efeitos, o diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS diz que estes são “dor no local da administração da vacina, dores articulares, dores musculares, algumas pessoas podem desenvolver nos dias subsequentes uma febre ligeira”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.