[weglot_switcher]

DGS: Responsabilidade do jogo Belenenses SAD-Benfica cabe às entidades desportivas (com áudio)

“Será da competência da Liga, dos clubes, do que for”, reconheceu a diretora da DGS quanto ao jogo do Belenenses SAD-Benfica, que decorreu no sábado. Para Graça Freitas, as entidades desportivas, depois de terem conhecimento das infeções, deveriam ter decidido o que fazer a seguir.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
29 Novembro 2021, 10h01

A Direção-Geral da Saúde (DGS) admite não ter opinião sobre a realização do jogo do Belenenses SAD (B SAD) com o Benfica no passado sábado, considerando que as autoridades de saúde não têm de fazer a avaliação dos jogos que ficaram ou não isolados.

“É uma competência exclusivamente desportiva”, apontou Graça Freitas em entrevista à “TSF”, acreditando que as entidades da saúde não têm de intervir nestes casos. “À saúde cabe detetar e isolar casos e contactos. Não é da competência da saúde, de todo”, considerou.

“Será da competência da Liga, dos clubes, do que for”, reconheceu a diretora da DGS. “Eu não sei regras desportivas, essas competências devem ser separadas. À saúde, a saúde. Ao desporto, o desporto”.

À “TSF”, Graça Freitas adiantou que todos os jogadores que tiveram em campo vão fazer parte do plano de testagem por precaução. “Tratando-se de uma nova variante, temos de apertar a malha”, explicou a diretora.

Desta forma, os jogadores vão ser submetidos a um plano de testagem “muito rigoroso, com o objetivo de quebrar cadeias de transmissão”. A DGS tem como objetivo testar e isolar os jogadores que partilharam o campo no sábado, de forma a impedir a propagação da doença e da nova variante Ómicron.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.