Dia 26. Viaje por 8 línguas europeias sem sair de Lisboa

Os institutos culturais e as embaixadas sedeadas em Lisboa celebram no próximo sábado à tarde, 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas. O vasto programa cultural é uma espécie de viagem por oito línguas europeias: alemão, espanhol, finlandês, francês, grego, italiano, português e romeno com entrada gratuita para toda a família. O palco deste […]

Os institutos culturais e as embaixadas sedeadas em Lisboa celebram no próximo sábado à tarde, 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas. O vasto programa cultural é uma espécie de viagem por oito línguas europeias: alemão, espanhol, finlandês, francês, grego, italiano, português e romeno com entrada gratuita para toda a família.

O palco deste festival de línguas será o jardim e as instalações do Palácio da Juventude da Galiza, na Rua Júlio Andrade, 3, junto ao Jardim do Torel.

O programa começa com mini-aulas, de 30 minutos, de alemão, espanhol, grego, finlandês, francês, italiano, e romeno.

Os visitantes mais pequenos podem, ainda, explorar as línguas europeias através de diversas atividades criativas: escutar com as suas famílias histórias do realismo mágico com a poeta Lauren Mendinueta, lendas nórdicas contadas em português, participar numa oficina de canto coral checo, ou assistir a uma oficina de ilustração com a ilustradora Danuta Wojciechowska.

Os visitantes poderão, também, ver uma exposição sobre a região francesa de Lorraine, serem espetadores das curtas-metragens portuguesas, francesas e austríacas, participarem nas aulas de dança flamenga e romena ou assistir a um concerto de música italiana pelo duo Elisa Costanzo (voz) e Alessandro Micantonio (guitarra).

Durante o dia será ainda possível ficar habilitado para o sorteio, às 18h30, de um curso de línguas, oferecido pelos institutos organizadores do Dia Europeu das Línguas 2015.

É também uma oportunidade para conhecer os sabores da culinária de Espanha, Grécia, e Roménia.

O Dia Europeu das Línguas 2015 é uma iniciativa da EUNIC Portugal e da Representação da Comissão Europeia em Portugal com o patrocíonio da Comissão Europeia.

OJE

Recomendadas

Trabalhadores do MNE português no Brasil vão ter atualização salarial de 48,9%

Os trabalhadores nos postos consulares e missões diplomáticas no Brasil vão ter as suas remunerações atualizadas em 48,9%, a mesma percentagem da depreciação monetária acumulada do real, segundo legislação publicada em Diário da República.

Turismo de Lisboa espera recuperação na quadra natalícia para níveis próximos de 2019

O turismo da região de Lisboa deverá recuperar na quadra natalícia deste ano, em comparação com 2021, aproximando-se dos números registados antes da pandemia de covid-19, segundo o diretor-geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa.

Patrões portugueses gastam menos com cada trabalhador do que a média europeia

É no Luxemburgo que os patrões pagam mais aos seus trabalhadores por hora trabalhada e na Bulgária onde pagam menos. Portugal está vários lugares acima deste último Estado-membro, mas bem abaixo da média comunitária, revela o Eurostat.