[weglot_switcher]

Dia da Segurança Social: Governo anuncia 200 contratações e novo simulador para CGA

O anúncio foi feito esta manhã pelo primeiro-ministro e afinado por Vieira da Silva no lançamento do novo simulador de pensões da Segurança Social, no Instituo de Informática, no Taguspark.
  • Cristina Bernardo
8 Maio 2018, 13h59

A decisão já está aprovada e tem cabimento orçamental, revelou José António Vieira da Silva aos jornalistas, adiantando que o Instituto da Segurança Social, designadamente o Centro Nacional de Pensões, é uma das áreas críticas que irá ser reforçada. Minutos antes, António Costa tornara público que o ministro do Trabalho e da Segurança Social “vai abrir concurso de recrutamento externo para mais 200 pessoas”.

No Dia da Segurança Social, que se comemora esta terça-feira, 8 de maio, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, apresentou um novo instrumento de “transparência e informação aos cidadãos”, um simulador que incorpora todo o histórico da carreira contributiva do individuo e que permite saber qual o valor da reforma futura.

O simulador  permite estimar o valor da pensão de velhice ou de invalidez do regime geral da Segurança Social unicamente, abrangendo cerca de 95% dos trabalhadores no ativo (os restantes 5% com carreiras mistas e situações de exceção). De fora da realidade de um instrumento deste género estão os trabalhadores do Estado, mas por pouco tempo. Essa foi outra das revelações feitas por Vieira da Silva: “Até final do ano, irá ser construído um simulador semelhante para os trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.” O ministro adiantou igualmente a possibilidade de os dois sistemas poderem vir a ser utilizados em paralelo num horizonte mais alargado.

Numa sala ‘à pinha’, onde, além do primeiro-ministro, pontificavam vários membros do Governo, Vieira da Silva adiantou que os meses que já vão deste ano estão em linha com o ano passado ano, que teve o crescimento mais elevado de contribuições da década em termos reais, o que contribui para salvaguardar a sustentabilidade da Segurança Social.

“A melhora forma de a garantir é tendo bons resultados na economia”, salientou, lembrando outro passo fundamental que tem vindo a ser dado: a diversificação das fontes de financiamento do Fundo de Estabilização da Segurança Social.

Cumpridos os objetivos sustentabilidade e de proteção social, só faltava mesmo até ao dia de hoje melhorar a relação do sistema com o cidadão. O simulador foi totalmente desenvolvido pelo Instituto de Informática, por uma equipa composta por 30 pessoas, revelou Paula Salgado, presidente da instituição.

Além de reconhecer o “mérito e o trabalho de qualidade” do projeto e de quem nele trabalhou, o primeiro-ministro regozijou-se com o reforço da confiança do cidadão no sistema de Segurança Social: “É absolutamente essencial que o Estado garanta a todos que esse contrato que se mantém ao longo da vida será respeitado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.