[weglot_switcher]

Dia das Vítimas do Holocausto abre velha querela entre Croácia e Sérvia

Em causa está uma exposição da autoria da Sérvia, que tem como finalidade marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrando as vítimas do campo de concentração de Jasenovac, que foi administrado pelo então regime fascista da Croácia.
27 Janeiro 2018, 18h00

A Croácia acusou a Sérvia de estar a manipular a história com fins propagandísticos. Em causa está uma exposição da autoria da Sérvia, que tem como finalidade marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrando as vítimas do campo de concentração de Jasenovac, que foi administrado pelo então regime fascista da Croácia.

“Jasenovac é talvez o principal exemplo na Europa da bestialidade de matar. Até mesmo os nazis ficaram horrorizados”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Ivica Dačić.

As declarações do Governo sérvio não caíram bem aos croatas, que durante anos controlaram o campo de concentração de Jasenovac, onde dezenas de milhares de  sérvios, ciganos e judeus foram mortos pelas forças de extrema-direita de Ustaše.

“Consideramos totalmente inaceitável usar o sofrimento em Jasenovac para propósitos de propaganda ou objetivos de política diária”, afirmou o Ministério dos Negócios Externos croata, em comunicado. “Nós expressamos um profundo respeito por todas as vítimas do regime de Ustaše e, nos termos mais fortes, condenamos todos os crimes cometidos no campo de Jasenovac”, acrescentou.

Existem várias versões em relação ao número oficial de vítimas do campo de concentração de Jasenovac, consoante as interpretações e manipulações políticas. Alguns estudos apontam para as 90 mil vítimas mortais. No entanto, entre os ex-membros da Jugoslávia, estima-se que os números variam entre os 500 e os 600 mil mortos.

A Sérvia e a Croácia são dois dos países que emergiram da Jugoslávia, que entrou em colapso em 1991. Embora as relações entre os dois países tenham melhorado depois da guerra da independência da Croácia, entre 1991 a 1995, mantém-se ainda um tom azedo nas relações entre deles.

A exposição, com o nome “Jasenovac – O direito de não esquecer”, apresenta várias fotografias e artefactos do campo de concentração e pretende servir de denúncia para as ideologias neonazis e neofascistas de exclusão e de todas as formas de discriminação e fanatismo”. A exposição foi inaugurada na passada quinta-feira, dia 25, pode ser vista na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.