[weglot_switcher]

Dia do Cuidador: Mais de um milhão de portugueses dependentes em 2040

Estima-se que em 2040 mais de um milhão de portugueses sejam dependentes de outros, devido a problemas de saúde. Como forma de melhorar os cuidados domiciliários, a empresa portuguesa SWORDH Health cria um sistema digital para a reabilitação física.
5 Novembro 2016, 13h23

Hoje assinala-se o Dia do Cuidador e estima-se que, em Portugal, 900 mil pessoas sejam dependentes de outras, com fortes limitações no dia-a-dia, devido a problemas de saúde. Prevê-se que, dentro de 24 anos, este número passe a 1,1 milhões de pessoas dependentes.

A SWORD Health, startup portuguesa que combina medicina com tecnologia, e tem a missão social de melhorar a vida das pessoas, acreditando num modelo escalável de reabilitação, criou a SWORD Arya, um sistema digital que viabiliza uma abordagem intensiva e com acompanhamento de fisioterapeutas, com a pretensão de revolucionar as atuais condições nos processos de fisioterapia de Portugal.

Os dados, colocados no paciente, emitidos pelos sensores são registados na plataforma digital, permitindo aos fisioterapeutas uma avaliação permanente e rigorosa da execução dos exercícios, contactando o paciente sempre que é necessário ajustar algum movimento ou, simplesmente, para o incentivar a fazer terapia.

“Representamos uma abordagem revolucionária ao processo de reabilitação, envolvendo os fisioterapeutas, o doente e seus cuidadores mais próximos em cada etapa da sua recuperação”, avança em comunicado Virgílio Bento, fundador e CEO da startup, que sublinha ainda que “com a nossa solução garantimos a eficiência da reabilitação e maximizamos os resultados, uma vez que se encurta os tempos de espera para o processo de recuperação e se garante uma avaliação rigorosa e permanente. O retorno que temos tido dos nossos pacientes é de que o facto de não se terem que deslocar também é um dos pontos fortes em termos de comodidade e mesmo, em muitos casos, económicos”.

Este sistema digital permite que doentes com lesões neurológicas (como o AVC), e músculo-esqueléticas (como as quedas) recuperem, fazendo fisioterapia em casa, de forma mais rápida, eficaz e cómoda. Espera-se, com isto, uma melhoria na qualidade da execução das tarefas motoras em 93% dos pacientes, 66% de redução na probabilidade de erro na execução de uma tarefa motora e um aumento de cerca de 40% no número de movimentos corretos por sessão.

A SWORD Health já deu os primeiros passos na sua internacionalização através de uma parceria estabelecida com uma rede de clínicas de reabilitação dos Estados Unidos, e prevê a sua entrada no mercado chinês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.